Agora para uma parte menos nerd...
Dias depois, lembrei-me de tentar de novo. O mesmo user e password, convencido que os autores estariam enganados e que iam aperceber-se do erro quando ninguém conseguisse efectuar a candidatura. E confirmou-se. Obtive mais pormenores sobre o cargo a que me contratava e enviei o meu cv com uma carta de apresentação. Obtive uma resposta 9 dias depois.
Mostram-se interessados no meu cv e queriam prosseguir com a candidatura e, para isso, teria de enviar uma documento com respostas a algumas questões técnicas(e vagas) e outro com a minha experiência profissional especificamente na area a que me candidatava. Em poucas horas preenchi o documento com algumas respostas que sabia de cor, e outro que tive de procurar na web.
No dia seguinte tinha uma resposta. Queriam que a candidatura prosseguisse e, para isso, teria de submeter-me a um teste prático nas instalações ou remoto de 1h.
Achei especialmente interessante terem-se mostrado interessados em fazer um teste remoto, com todas as ajudas que poderia ter e também pelo facto de mostrarem que é possivel ter uma entrevista técnica sem sair de casa.
Com algum receio que o teste fosse dificultado caso fosse feito remotamente, mostrei interesse em fazer o teste remotamente mas informei que iria de férias a Londres no final do mês. Claro, isto foi musica pros ouvidos deles. Determinaram uma data e hora...e agora não faço outra coisa a não ser desesperar pelo dia que se aproxima.
Com isto posso dizer que também ganhei algum tempo para estudar e tentar formatar-me para o teste. Mas não deixa de ser chato estudar e fazer uma teste com esta importancia em tempo de férias.
Como a
Filipa me informou, "emprego sem sair do país consegue-se, mas não é facil".
Entretanto tenho tentado estudar, quer no trabalho, quer em qualquer tempo que tenho disponível. Mas torna-se dificil controlar a ansiedade, o espírito derrotista e concentrar-me.
Enviei mais candidaturas (igualmente via gumtree) entretanto. Sei que não me posso convencer que é apenas com um tiro que acerto no prato.
Devido a uma dessas candidaturas fui contactado telefónicamente por uma empresa de recrutamente especializada em TI. Isto depois de receber um mail em que se mostravam curiosos com tantas candidaturas "overseas". E se efectivamente estava determinada em viver em Londres. Porque recebiam muitas candidaturas de candidatos que nunca estavam realmente dispostos a instalar-se na cidade.
Desta vez o sotaque era decifrável. Pareceu-me bastante acessível na conversa. Foram-me feitas perguntas técnicas de teor básico. Perguntaram-me o tipo de contracto e salário que recebia no momento, e quanto pretendia receber em Londres. Informou-me que o meu CV (em formato europeu europass) não era um cv "suitable" para o Reino Unido. E que iam-me ajudar a refaze-lo. Descreveram-me os passos por alto e disseram-me que me iam enviar via mail um exemplo. Perguntaram-me quanto tempo demorava a refazer o cv. Eu afirmei que um dia bastava. "Excelente" disse ele. Disse-me que me contactava no dia seguinte para falar-mos mais sobre o cv.
Passaram 4 dias e nenhum sinal de vida.