Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ao revisitar Portugal

Ao revisitar Portugal, NÃO:


  • Passar a manhã na esplanada de S. Pedro do Estoril.
  • Passar a tarde na esplanada do Farol da Guia.
  • Respirar a paisagem da capela na Peninha.
  • Perder-se, ficar fechado no parque das Merendas de Sintra.
  • Visitar o Mosteiro dos Jerónimos.
  • Visitar a Torre de Belém.
  • Comer um pastel de Belém.
  • Comer uma fruta do Algarve.
  • Ir a banhos na Praia da Luz.
  • Ir a uma marisqueira com a malta.
  • Pedir uma bica a alguém que percebe do termo e da bica propriamente dita.
  • Pedir um fino a alguém que percebe do termo e do fino propriamente dito.
  • Ouvir o sobrinho gritar "Tio!" com todas as letras.
  • Abraçar os Pais.

... é que depois não dá mesmo vontade de sair.

O Portugal de... Miguel Esteves Cardoso



Eu não percebo a merda que têm na cabeça com os planos de aulas de substituição e a quantidade de vezes que tive de estudar os mesmos sonetos de Camões repetidas vezes...
quando bastava passar uma entrevista destas para chamar a atenção da canalha.
Depois das crónicas que tenho lido deste senhor cada vez mais me convenço que todos tinhamos a aprender se tirassem uma semana de aulas que fosse para cada um dos alunos escolherem, lerem e discutir com a turma uma crónica.

É mesmo preciso vir um bife com um espelho a gritar "enxerga-te!" para...ficar tudo na mesma.

sábado, 11 de julho de 2009

Occupation - BBC One



Acabei de ver a mini-série da BBC1 Occupation ontem, graças ao iPlayer.
É uma visão do "teatro" de guerra que não tinha visto antes. Quando não surpreende, pelo menos não satura.

Não encontrei os episódios no youtube mas deverão existir uns torrents por aí. Vale mesmo o tempo.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Meu querido mês de ... Julho.

Agora que me preparo para ir para umas curtas férias repartidas entre Lisboa e Algarve aproveito para ver e ouvir o seguinte e dizer para com minha pessoa: "Ah...que rica língua!"


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Street Pianos

Até 13 de Julho é possível encontrar isto nas em várias ruas de londres:


24-06-2009 17h50@Millennium Bridge

Trata-se de street pianos. Um evento que já passou por Birmingham, Sao Paulo, Sydney e agora Londres.

Um piano na rua onde está escrito "Play Me, I’m Yours". É uma ideia genial. A democratização da música.
São 30 espalhados pela cidade. No final serão doados a escolas e instituições.

Existem eventos marcados para que seja possível ouvir música tocada por quem sabe. Mas qualquer anónimo pode sentar-se e inspirar-se. Existem vários anónimos que têm como objectivo tocar em todos os pianos.

Eu sabia que trocar as aulas de orgão pela bola me ia sair caro...







PS- O post sobre o projecto de estátuas humanas fica para outro post.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

London's Flooding



Depois de ter visto a trapalhada que foi o nevão em fevereiro, que parou Londres de uma forma que nem vista durante os bombardeamentos Alemães. Foi a vez das cheias de Verão.

Chove um bocadinho (pronto, não foi um bocadinho mas durante um bocadinho) e estes tipos é logo estações encerradas e piscinas olímpicas por todo o lado. Umas trovoadas e chuvadas e temos Londres paralizada novamente. Chego a Victoria e encontro isto. Pela primeira vez consegui encontrar o meu comboio naqueles paineis electrónicos (normalmente numa constante actualização que de cada vez que decido ir para a linha x o meu comboio desaparece) à primeira. Não era difícil...



Fiquei a pensar que "isto, só mesmo em Portugal". Mas não estava em Portugal. Se a mesma chuva súbita acontecesse em Lisboa (como de facto aconteceu no Outono do ano passado) não faltaria média a criticar por as autoridades não estarem preparadas e as sargetas limpas. Mas como isto se passa em Londres (no estrãngêro) estou a ver os telejornais a abrirem com "Chuvas torrencias nunca vistas" em vez de "estes bifes são mesmo uns nabos...".

Isto faz-me lembrar quando um andar ardeu num edifício em city of London em Março e os meus Pais a perguntarem assustados "está aí um enorme incêndido como diz aqui na televisão!!". E eu sem saber de nada.... a 3Km.

Michael McIntyre's Comedy Roadshow AKA Levanta-te e Ri of the Bifes

Este programa foi das melhores descobertas que servem como sol para estes dias taciturnos.

Trata-se do "Michael McIntyre's Comedy Roadshow"...que é como quem diz o Levanta-te e ri cá do sitio.
A Sic tinha o Marco Horácio, tristemente conhecido como "sem pescoço" (quem foi o bimbo que se lembrou disto?!). A BBC tem Michael, também um pouco sem pescoço mas com uns tiques (curiosamente de pescoço) duvidosos.
O Michal é um tipo com bastante sentido de humor (tal como o Marco diga-se de passagem). Como espero que seja possÉvel comprovar-se abaixo.

Este senhor percorre as cidades do País para mostrar os vários comediantes com ajuda de alguns "palhaços" locais (curisamente como o Levanta-te e Ri...hum....estranha coincidência...).

Reparem como ele diz Edinburgh. Que é como os manos de cá dizem (esqueçam todas as regras que aprenderam na escolinha, mas isso fica pra outro post).





Este vale mesmo a pena do princípio ao fim. Adoro o contraste entre o discurso e a imagem dele.
Não digo nada nem sequer para cativar, para não estragar a surpresa.


"Quê!?"...WTF? São palavras que ocorrem quando se ouve este moço de Edinburgh mas com alguma piada.


Este tem mais piada apartir dos 4m30s.


Esta descobri hoje:



Que juntamente com este fazem parte do programa de Swansea que foi até agora o melhor que vi.


Ficam também outros que não consigo resistir.

Este é muito bom:



Este não é que tenha assim muita piada. Mas é curiso tentar perceber se isto é um personagem ou se ele chega mesmo a...enfim é melhor verem.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Renuncias, cornos, Maria, Manuel, passaportes e outras tangas.



"A pianista Maria João Pires vai renunciar à nacionalidade portuguesa, tornando-se aos 65 anos cidadã brasileira. A notícia é avançada pela Antena 2 da RDP, que adianta que a pianista se fartou “dos coices e pontapés que tem recebido do Governo português"."


Foi com tristeza que li esta noticia logo pela manha. 'E sempre triste ver algu'em com talento tomar uma decisao destas.
Por coincidencia, hoje fui levantar o passaporte electronico Portugues no consulado (depois da aventura do cartao do cidadao no consulado (para futuro post)). No mesmo dia que a comunidade Portuguesa fica a saber que a Maria prefere queimar o seu ao som de samba.

Ao chegar ao consulado encontro um senhor (que nao era muito dificil de concluir que fosse Africano) a discutir com a senhora do outro lado do vidro num portugues perfeito (nenhuma ironia aqui). Viro-me para a pessoa ao lado e pergunto:
-'E aqui a recepcao?
- Sorry I don't speak Portuguese. - Responde.

Na sala de espera os falantes de Portugues sao uma minoria. Como 'e que vamos dar um passaporte a quem nao reconhece as figuras[1] desenhadas no documento ou ainda pior, nem sabe falar a lingua!?
Aposto que o meu colega de curso e amigo A. (natural do Nepal) que estudou e pagou propinas em Portugal. Que desconta para Portugal. Que vai a uma tasca em Lisboa e grita:
- Oh chefe! Era um prego bem passado e 2 finos!
Que no Intendende comenta entre dentes:
- Mas que grande Puta...
Que passou de "vaca nao, nao vaca" para "bora ao Mac?". De "nao olhes que ela tem namorado e 'e desrespeito!" para "j'a viste aquele cu!!"...

Esse Nao...esse nao pode ser Portugues.

{[1]Por falar em figuras. Porque 'e que o designer Henrique Cayatte apenas usou 2 figuras das letras Portugueses para ilustrar o passporte? Camoes e Pessoa. Bons tipos. Tinham tanto de talento como de opio no bucho (eu respeito). Mas quando olhamos para um passaporte... que 'e um documento para viajar... nao vira 'a cabeca algo mais a ver com... como dizer... viagens?! Onde ficaram Vasco da Gama e Magalhaes? (sim eu sei que camoes era muito viajado mas continuando).

Ora aos olhos de um artista. A ilustracao nao pode trair a sua classe. Logo ele escolheu dois grandes senhores das letras Portuguesas.
Se Camoes e Pessoa nao tivessem nascido o que seria de Portugal?! Seria o mesmo mas mais insonso.
Se Vasco da Gama e Magalhaes nao tivesse visto o sol e o mar? Em primeiro lugar nao haveriam tantos indianos no consulado de Londres... mas de certeza que Portugal e mesmo o Mundo seriam muito diferentes.}

Continuando...
Finalmente sou atendido pela senhora da recepcao que esta no meio de uma chamada telefonica. Entre Ingles para o telefone e Portugues para a sala, pergunta-me o que pretendo. Depois pergunta-me a data de nascimento... duas vezes. Escreve apenas com um dedo essa data no teclado enquanto usa o ombro para o telefone e a outra mao para a esferografica. Passado um minuto (ou mais) pergunta-me o ano de nascimento. E pergunta tres vezes..
Que mania 'e esta das mulheres de acharem que conseguem fazer duas tarefas ao mesmo tempo demorando o triplo do tempo? E para que serve o famoso sexto sentido se nao teve o senso comum de perceber que eu estava farto de repetir a mesma data. Que bastava concentrar a atencao numa mao para a registar facilmente! Que o meu pedido demorava 2 minutos e que depois disso podia falar o resto do dia ao telefone!
Depois colocou o outro Sr Bife em espera e deu-me 2 folhas para assinar e o passaporte (antes de assinar as folhas). Assinei e ela ficou a olhar para mim. Eu perguntei se era tudo e era. Nao acreditanto perguntei de novo:
- Mas, e nao preciso de mostrar nenhum documento de identificacao?!
- Nao. Voce 'e que tem de confirmar se est'a tudo bem! O Sr do documento 'e voce?
- Sou (mostrando a foto do passaporte).

Ora, para que serve tanto cuidado com um documento tao seguro se qualquer um pode o levantar mostrando apenas um recibo e sabendo a data de nascimento?
Sim, 'e verdade que a minha foto esta impressa no passaporte (um das vezes num formato estranho) e que nao seria talvez possivel utilizar o documento para colocar outra identidade.
Mas o facilitismo com que a Sra me deu o passaporte sem sequer olhar para a foto deixou-me impressionado.

Quando chego da embaixada encontro isto:


Ja tinha visto este circo ontem no telejornal. Mas chegar a noticia internacional 'e vergonhoso para o nosso Pa'is a nivel internacional (redundancias ha parte). Porque quem ja teve a oportunidade de assistir ao vivo sabe que aquilo joga taco a taco com o circo Chen.

Agora estou triste pela Maria queimar o passaporte dela, mas com vontade de queimar o passaporte do Manuel. Mas 'e tamb'em preciso ter em conta quantos postos de trabalho foram criados pela Maria por cada mil euros de subsidios. E quantos postos de emprego foram criados pelo Manuel por cada milhao de euros em impostos (nao estou a contar com o numero de empregos destruidos por cada milhao ao patrao). Acredito que (isto custa a dizer) o Manuel teve mais impacto positivo para Portugal que a Maria. Ha uma tremenda subrevalorizacao da cultura como algo imprescindivel e santo.


Chopin nunca me pos comida na mesa....

quinta-feira, 2 de julho de 2009

TALK Buzz Aldrin

3e8ad087-e081-4a49-e245d967f3b67e13_m
TALK Buzz Aldrin

OK all other events this week can take a backseat. Florence and the Machine? Pschaw. The Virgins? Lightweights – this man walked on the moon my friends – on the moon. There’s lots to love about the 2009 London Literature Festival – Sarah Waters, Jake Arnott, Samuel Beckett monologues – but nothing quite thrills like the chance to see a real-life astronaut up close. Buzz Aldrin is in conversation with Andrew Smith whose Moondust book is perhaps the best look at the extraordinary lives led by those few men who have walked on the moon. He knows his stuff so hopefully there will be a few unheard stories for the moon landing junkies in the audience. / Rob Valid

where
Royal Festival Hall, Southbank Centre, Belvedere Road, SE1 8XX
0871 663 2501
when
7.30pm
how much
£15-40


Este senhor foi o segundo homem a pisar a lua. Um bom motivo para ouvir a experiência na primeira pessoa e para tirar uns bons retratos. Mas 15£ a 40£ doi... Depois de consultar os lugares disponiveis fico a saber que ha um ou outro mesmo perto da escadaria. Mas apenas lugares de Wheelchair...

Vhils After Show Party

Picture_1_m
party Vhils After Show Party

Music and art, art and music – they go together like the proverbial horse and carriage. And this is a pretty heady mix. Portuguese street artist Vhils is a rising star – Londoners might have seen his work at Kevin Spacey’s recent Punchdrunk event, but he’s been churning out amazing work for a couple of years now. To celebrate his new show at the Lazarides gallery, he’s throwing a bit of a shindig at Bar Rumba, showcasing ‘the urban soundscape that gave rise to Vhil´s art’. So that means the likes of Riot (Buraka Som Sistema), DJ Ride (four-time national champion at Turntablism/Scratch) and DJ Glue (Da Weasel) – three of Portugal’s best-known tunesmiths spinning his fave tunes. Good stuff. / Pantha Dubois


where
Bar Rumba, 36 Shaftesbury Avenue, W1D 7EP
020 7287 6933
when
9.30pm
how much
£5

In LeCool





Address :
11 Rathbone Place, London W1T 1HR
Phone :
+ 44 (0) 207 636 5443
Open :
Tuesday - Friday 11am - 7pm and Saturday 12pm - 5pm.
Admittance :
Free

quarta-feira, 1 de julho de 2009

01/07/2009 18h48@Canary Wharf

Portugal...the band...

Estava eu a ver ha dias o que estava pra ir a palcos este fds...
(e a pensar se valia a pena gastar 45£ para ver os Blur num dia de semana(5f) mesmo que nao fosse o dia preferido por estar ja esgotado ha meses (com Vampire Weekend)


[claro que valia burro do caracas!]... Acabaram por decidir por mim. J'a esta tudo esgotado.)

...e acabei por descobrir uma banda de nome "Portugal. The Man" (hoje 20h £6.50 no The Social). Os membros da banda sao de Oregon e do Alasca... e aparentemente nao tem relacao nenhuma com Portugal. Entao porque este nome?

"A country is a group of people," guitar player and vocalist John Gourley explains. "With Portugal, it just ended up being the first country that came to mind. The band's name is 'Portugal'. The period is stating that, and 'The Man' states that it's just one person."


..hum...algo que soe bem mas que nao tenha significado algum. Boa...

J'a n 'e a primeira banda que tem o nome Portugal apenas por soar exotico.
'E oficial. Portugal, Lisboa estao na moda.

Agora temos de aproveitar este momento para gritarmos aos ouvidos dos bifes, dos cowboys e dos indios que NAO! Nem todos nos gostamos de sardinha assada e temos bigode. NAO, nem todos nos parecemos com ciganos ou mexicanos. NAO nao somos uma colonia de espanhois!
bale?


Wiki
Site Oficial

Popular posts

Followers :

Tags

Closed Stations

Tag Cloud

Music Portugal Gigs Tube City Life Cultures Banksy Street Art TV Elections Festival Holborn Sainsburys Workplace flat hunting Brexit Football Lisboa bicycle Eleições GDIF Snow Sport arquitectura BBC Britain Canary Wharf Charities Comedy Deolinda Emigration Greenwich Humour Photography commute wage Ahhhh Saudadeeeee Arte Beer Benfica Camden Town Chelsea Chinatown ClaphamJunction Emigrante English English People Euro Flu Graffiti Halloween Islington Movies NHS Old Street Olympic Games Oxford Street Rough Trade Royal Family Seinfeld Tax Tooting Trafalgar Square Urban Voo Weather theater Accent Anniversary Argentina Art Bank Bank Holiday Boat Race Brasil British Museum Buenos Aires Cambridge Christmas Lights Christmas Tree City Docs Drinks EasyJet Economics Entrevista Euro 2012 Europe Holiday Ice Impostos Iran Ireland Jornalismo Language Livros London Marathon Lost in translation MEC Marathon Meditation Metronomy National Insurance Number National Portrait Gallery Nevão New Oxford Street Notting Hill Oxford Circus Piccadilly Circus Pub Referendum Riot Roller skate Royal Weeding Santa Scotish Scotland Sintra South Bank TimeLapse Union Chapel Vencimento Volcano World Cup coffee cycle economy lux nurse AI Alain de Botton America Anarchy Ano Novo Chinês António Damásio Apple Arcade Fire Argos August Balham Barbecue Beach Beckett Bed and Breakfast Benefits Big Ben Big Train Blasted Mechanism Blitz Blur Boeing 747 Bomba Boobs Booze Boris Johnson Brighton Bristol Britcom Brixton Bus Business CCTV CSS CV Cannon St Caribou Cell Cerebro Champions League Charles Dickens Cheias Chevrolet Cicio Cities City Airport Cloud Clubs Colégio Militar Comic Relief Consulado Covent Garden Cowards Cricklewood Croydon David Bowie Deflation Dia de todos os Santos Dublin East London Edward Hopper Eficiencia Einstein Euro 2016 Eyjafjallajokull Facebook Fado Figo Filand Flatiron Flight Friends Gherkin God Goodbye Gray's Inn Guincho Harrods Helpfull History Homeless House MD Hugh Laurie IPad Iceland Income Tax Interpol Iphone Jamie Oliver Jeremy Clarkson Jessie J Jobs Jogging Jonathan Ross José Saramago KOKO Katie B Kings Cross Laughter Lewisham Leyton Lianne Las Havas Litle Britain London 2012 London Bridge London Dungeon London Eye London Film Festival London Sealife Love Lupini MOD MS Madame Tussauds Madeira Maria Rita Marylebone Massive Attack May Mayor Mercearia Michael C Hall Microsoft Momento alto Money Monty Python Moonspell Movember Moçambique Mumbai NIN NYC National Insurance Nero Nuclear O2Arena OK Go Organ Oxford Oyster Pancake Paquistan Paralympic Games Peckham Pink Floyd Pistorius Play-Doh Poetry Pompeia Pontos da Semana Poppy Porto Primitive Reason Putney RATM Randy Pausch Recital Rejection Letter Religion Remembrance Day Renting Return Robert Capa Rota do Chá Royal Guard Run Rush Hour Rússia Save Miguel Saúde Science Shard Sikh Simpsons Sky Slang Sleet Space SpaceInvaders Sport Relief Square Mile St Patrick's Day St Paul's Cathedral Staind Stamford Bridge Storm Stratford Street Poet Strike Subsídios Summer Sun SuperBock Surf Swearing TFL TV Licence TV ads Tank Man Tea Telemovel Tesco Thames The Portuguese Conspiracy The Scoop The Smiths Tiananmen Tories Tower Bridge Tremoço Twitter UK VAT Vertigo Volvo WakeUpLondon Walkabout Waterloo Wembley Wimbledon Winter climbing code dEUS didgeridoo discotexas flat mate geek living cost march moulinex news pastel de nata plugs and sockets protest skyscraper west end