Que mais belos furos jornalisticos nos reservam no futuro?
Manuela Moura Guedes vence Pulitzer mas não informa? Manuela Ferreira Leite brilha sem plástica? Portugal sofre mas ganha sem posse de bola? Benfica vence liga dos campeões 2009/2010?
Acabei de ver o último episódio de uma mini série documental da BBC sobre "a Célula".
É um programa bem construído e com o ritmo e linguagem assecíveis à maioria do público. Até serve de exemplo o video acima onde se sublinha a gíria usada no programa pelo cientista Dr Adam Rutherford.
Por volta da meia hora de programa vamos até ao Imperial College of London para visitar a Dra Zita Martins que fez uma fantástica descoberta.... Martins?! Soa familiar. E confesso que so li o nome quando voltei atrás, logo depois de ter ouvido o característico sotaque... Português.
Zita é "Lead researcher" do "Department of Earth Science and Engineering" e concluiu que existiam moléculas orgânicas encontradas no interior de um meteorito descoberto em 1969 na Austrália. Meteorito esse tao antigo quanto o nosso sistema solar.
Essas moléculas encontradas formam uma das bases que formam o nosso (e de todos) código genético. Essas bases formam o ADN, que por sua vez (e conjuntamente com a teoria do caldeirão) com aminoácidos temos tudo para que se forme uma célula....ou quase. Segundo um departamento criado especialmente para a experiência de criar uma célula sintética na Univ de Harvard, estamos a apenas 1 ano da meta.
A Dr Zita Martins foi formada em Química no IST. Das mesmas salas de aula onde muitos outros estiveram e que lutam hoje em busca de um emprego numa área saturada.
Ao mesmo tempo que eu estou a ver isto são impressos os diários e semanários com manchetes dedicadas à "Jornalista" Manuela Moura Guedes e Dinamarqueses armados em mitras da Máfia de Leste.