Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

All I want for Xmas is One pound fish

Já tinha falado antes do One Pound Fish man mas este natal ele está de volta.


Muhammad Shahid Nazir assinou com a Warner Music e gravou um EP da sua mítica "música".
Pode até já ser encontrado no itunes. A Warner acredita que este tema pode ser o novo Gangnam Style.

E por acaso (ou não) eis que surge um movimento de apoio a esta música para ajudar a torná-la na canção Nº 1 do top de vendas do Natal. Normalmente este título é atribuído à música gravada pelo vencedor do concurso X factor. Mas os ingleses já provaram que conseguem derrotar a máquina da indústria musical quando promoveram nas redes sociais, para destronar a música Joe McElderry (o vencedor de 2009) (muito para verem a cara do Simon Cowell), a música "Killing in the name of" dos Rage Against the machine. O mais estranho é que é uma música de 1992!

Por isso achei curioso este golpe com o Fish Man. Mas não sei se funciona quando a indústria está por detrás  Veremos.

domingo, 16 de dezembro de 2012

This is London

Estava a ver a app Eyewitness onde se podia ver isto:


A foto de Lefteris Pitarakis (AP) retrata Jatinderpal Singh Bhullar como guarda real (membro da tropa de infantaria Scots Guards). Até aqui tudo normal não fosse a imagem do soldado real  ter mudado drasticamente (o facto da farda não ser da mesma cor é por ser inverno).


Jatinderpal é um Sikh. Os sikhs têm por tradição religiosa não cortar o cabelo e enrola-lo num turbante ou Dastar.
(Lembro-me de um colega meu sikh comentar como era gozado na escola por ter o cabelo como as meninas. Mas que acabou por ser cool no liceu porque todos queriam ter o cabelo comprido (Kurt Cobain e tal). Hoje tem o cabelo curto e não usa turbante mas continua a usar outros símbolos como uma bracelete de ferro ou Kara.)
Este guarda é o primeiro da tropa real a usar o Dastar em vez do tradicional Bearskin na parada. Eu achei isto fantástico  Querem algo mais casmurro do que um regime militar ou algo mais conservador do que uma monarquia? Ora tomem lá os dois.
O que mais me espanta é que segundo os resultados dos census 2012 os sikh representam apenas 0.1% da população. E agora têm uma representação na guarda real no exemplo de Jatindarpal Bhullar (esperimentem dizer este nome depois de 5pints).

Em França proibiu-se o uso de objectos religiosos (como por exemplo até crucifixos)  nas escolas e mais recentemente o uso da Burka e do Niqab. Mas não aqui. Isto é Londres.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

The joys of winter

No últimos dois meses as temperaturas têm baixado muito e têm-se aproximado dos 0 graus. Apesar de dizerem que temperaturas assim não são normais em Londres já não acredito. Desde que cheguei que todos os invernos são recordistas e que neva sempre apesar de afirmarem que é anormal. (reparem na hora de nascer e pôr do sol...fica para outro post).



Esta foto foi tirada na manhã de dia 6. O carro está coberto de gelo a fazer lembrar uma garrafa que ficou dias no congelador. Quando o sol brilha, esse gelo brilha como quando há vidros nos asfalto. As poças de água transformam-se em espelhos. O passeio torna-se escorregadio.

Por ter crescido em Sintra (Cacém...porque Sintra vila já é diferente), estes pequenos pormenores de orvalho ou gelo são sempre novidade para mim. Já tinha documentado isto antes e ainda hoje me arrependo de não ter tirado foto a um carro que tinha tanto gelo e brilhava tanto que não parecia real. Parecia uma escultura de gelo.

Hoje quando saí de casa tinha a minha velhinha e ferrugenta bicicleta cheia de teias de aranha. Depois eram as grades e corrimões. Sinais de transito, postes e árvores  E só depois percebi o que era. Como esta manha esteve nevoeiro, a humidade agarrou-se aos fios de seda e congelou. E ficou este efeito de que eram  as teias que se fabricam para o halloween. De que não eram verdadeiras. E ficaram assim despidas.
Fiquei surpreendido com a quantidade de teias que estão lá todos os dias sem que eu as veja.




quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Santa Run

Não sei se é sempre com a mesma organização ou pelo mesmo motivo mas desde que cheguei a Londres que pelo menos uma vez por ano existe uma corrida de Pais Natal. Só o sei porque muitos deles passam o resto do dia com o traje e acabam perdidos de bêbados nos passeios ou amontoados no metro.
Este ano um compatriota convidou-me a tempo e acabei por ir.

A London Santa Run é uma corrida de 6Km em Battersea Park com o objectivo de angariar fundos para a Disability SnowSport Uk. Uma instituição que se dedica a proporcionar experiências na neve com equipamentos adaptados para quem sofre de deficiência motora.

Sábado é o dia em que por regra acordo depois das 12h. Que no inverno, por vezes, significa que quando acordo já está o sol a pôr-se. Foi, portanto, complicado acordar às 8h para poder estar em Battersea a horas. Mais complicado se tornou quando saí para a rua de calções e hoodie e congelei. A app do Met Office dizia-me que estavam 2'C mas os patos a caminhar no lago contavam outra historia.
Apesar de as maos ficarem dormentes rapidamente, depois de vestido o fato e de me deixar levar pelo ambiente consegui esquecer o frio.

Eram muitos os personagens na corrida. Um carro de rolamentos com 2 mães natal, sistema de som (um ipod nano com colunas) e rena a puxar. Um pai natal de cor-de-rosa a correr e a tocar uma guitarra igualmente cor-de-rosa. Um jovem de perna partida a empurrar-se numa espécie de triciclo onde apoiava a perna. E muitos pais a correrem empurrando o carrinho de bebe com o respectivo. Um ambiente contagiante numa manha gelada. A repetir.






domingo, 2 de dezembro de 2012

Colaboração para investigação sobre a emigração para o Reino Unido

Recentemente fui contactado pela Cláudia que está a fazer um estudo sobre a emigração para o Reino Unido.

O estudo é no âmbito da sociologia e da antropologia, sendo que o nome da pessoa entrevistada é confidencial. As perguntas serão sobre o que o/a motivou a sair do país, o que o/a atraiu no Reino Unido, ou seja, este tipo de perguntas para perceber como está a ser o processo.
Gostaria de saber se posso entrevistar alguém antes de partir ou já no Reino Unido, para lhe fazer este tipo de perguntas. Pode ser pela Internet, skype ou video do facebook, ou por telemóvel, pode também responder por email, embora preferisse falar directamente com a pessoa.
O email é: claudia.pereira[at]iscte.pt
Obrigada pela disponibilidade,
Cláudia Pereira.

Podem encontrar a sua página aqui e confirmar que ela é investigadora do Observatório Nacional da Emigração. Também na página do observatório podem encontrar links para este e outros blogs assim como muita informação relacionada com a emigração no reino unido.

Fiz a entrevista via skype e recomendo todos os emigrantes nesta ilha a fazê-lo. A Cláudia é muito simpática e a entrevista decorreu com a naturalidade de uma conversa de café. A imagem do Investigador (tal como a do Emigrante) já não é a que era.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Movember


Hoje começou Novembro. E com ele, todos os anos, a iniciativa Movember. O Australiano Adam Garone, mentor deste projecto, explica:



O objectivo é um homem começar o mês com uma cara limpa, barbeada. E construir ao longo do mês um estimado bigode. Não uma barbixa...e sem o prolongar para as patilhas. Um bigode respeitável e cuidado.
E com ele angariar fundos e alertar para o cancro da próstata e testículos.



Os fundos sãos depois distribuídos por instituições de investigação. Até agora foram angariados £184 milhões...por 1.9 milhões de Mo brothers e sisters. Agora que fui investigar isto melhor apercebi-me que não existe este movimento em Portugal. Sei que os tempos para doações financeiras são complicados mas poderiamos, pelo menos, alertar os nossos amigos e conhecidos sobre este problema. Eu próprio estou a ler bem mais sobre o assunto apenas por ter visto um tipo de bigode há uns anos.

Estive para participar nos últimos dois anos mas acabei sempre por violar a primeira regra do Movember: "each Mo Bro must begin the 1st of Movember with a clean shaven face". Alguns colegas do trabalho participaram nesta iniciativa em anos anteriores. E curiosamente neste mês costumava encontrar no metro homens e jovens com os mais estranhos bigodes...mas como é Londres nunca se sabe se é um Mo ou um Hipster.

A cadeia de restaurantes ByronBurger tem por hábito apoiar esta iniciativa. Entre 7 e 20 de Novembro das 3 às 6 da tarde oferecem um hambúrguer (que é um Sr hambúrguer) a todos os Mos que tenham angariados  pelo menos 25£.



Ora isto fez com que um grupo de colegas meus fosse, o ano passado, lanchar lá praticamente todos os dias...
Um deles tirou uma foto igualzinha à do documentário super size me (que por direitos de autor não posso mostrar...mas confiem que estava mesmo igual).


O mês termina com uma gala (em Londres e em muitas outras cidades dos mundo Mo) onde os vários Mos e Mo-sisters se encontram para eleger o melhor Mo, o pior e beber umas pints. Vão existir várias Mo-partys espalhadas por Londres mas apenas uma Gala....que custa 30£...

Por isso se encontrarem bigodes mal semeados pelas ruas e tuneis de Londres podem muito bem ser Mos bem intencionados.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Tea or shall I say... Chá

Por muito que os Ingleses gostem de cerveja acho que a sua bebida de eleição é o chá. Bebem tudo com chá...e chá com tudo. No entanto ignoram a sua origem.



Começam o dia com chá. Almoçam com chá. E bebem chá antes de ir dormir. A primeira vez que ouvi um colega a dizer "esperem um minuto! Tenho de ir beber um chá para acordar." pensei que estava a gozar. Cházinho? Para acordar?

De facto o chá tem tantas propriedades energéticas como o café. Justamente por ter a mesma substancia: a cafeína.

Num dia de copos acabei por entrar numa "discussão" sobre a importância de Portugal na história mundial (muito por ter cometido o erro de ter comentado que o pior que podem fazer é confundir-nos(Portugueses) com os espanhóis...claro que passaram a enviar-me mensagens em espanhol e a convidar-me pra tapas.). Um colega Chinês (mas que passou a maioria da sua vida em Londres) acabou por alertar aos restantes bifes o peso histórico de Portugal. Muito possivelmente pela historia que estudou enquanto criança ou pelos edifícios que encontrou na sua terra de origem. E eu chateado com o sorriso de gozo de um colega (ou por culpa da ultima pint) acabei por lhe dizer, de uma forma um tanto arrogante: "sabes que temos mais influência nos teus hábitos diários do que imaginas! Gostas muito de Chá, não é? Fomos nós que trouxemos o chá para Inglaterra.". Aí ele ignorou-me ainda mais...por pensar que já estava a inventar demais. Não me contive e acabei por lhe enviar um link para a Catarina de Bragança.


Dona Catarina de Bragança, nascida a 1638, casou-se com o Rei Carlos II de Inglaterra, Irlanda e Escócia. Apesar dos 14 filhos ilegítimos ele acabou por não ter nenhum filho e herdeiro da coroa. O Bairro de Queens em Nova York foi baptizado em honra de Catarina. Recentemente queriam construir uma estátua de 10 metros em Queens em honra desta Portuguesa. Mas devido ao protesto da comunidade Africo-Americana, por alegar que ela e a sua família enriqueceram à custa do trafico de escravos, conseguiram o cancelamento do projecto. Uma pequena réplica pode-se encontrar hoje no Parque das Nações, em Lisboa.


Apesar de apelidada de Rainha de Inglaterra não foi coroada por ser católica (pelo menos segundo a wikipédia...). Ficou conhecida por ter criado o habito do chá das 5 (que há quem dia que é das 4...provavelmente os nossos problemas de pontualidade começaram aí). Hábito que ainda existe hoje...mais não seja o Tea time.
Não foi só o chá que a Catarina lá deixou. Deixou também Tanger, livre comercio com o Brasil e as Indias. E uma localidade sem importância chamada Bombaim.

Muitas vezes não relaciono os lugares por serem em Inglês. Por exemplo os Ingleses e Indianos dizem Mumbai. No entanto pode-se chamar dos dois nomes. Conheci pessoas que cresceram e entretanto regressaram a Mumbai. É a maior cidade da India. A quarta mais populosa do Mundo (mais de 12 milhões). E , de longe, a com mais densidade populacional (20 Mil/Km2).
E tudo isto a troco quê? Protecção da armada britânica contra os Filipes de Espanha... bom negócio.

Voltando à conversa do chá. Para alem de os bifes estarem sempre a beber chá, e darem pouca importância a uma bica, é a forma como bebem chá. Misturam leite no chá. Quase por defeito. No meu primeiro dia de trabalho em londres um colega ofereceu-se a fazer-me chá (a primeira e ultima vez). E perguntou assim de fugida "com leite, certo?". E eu ali uns minutos a processar...leite? É que para alem de nem saber bem fica com um aspecto de agua de lavar pratos. É um habito que nunca consegui adquirir. Muito também por ser apenas viciado em café.
Outra curiosidade é que a ilha de S. Miguel nos Açores é o único lugar da Europa onde se planta chá. Bom, parece que agora já não é assim mas prefiro continuar a acreditar. Um colega da faculdade açoreano trouxe-me o chá Gorreana e confesso que só naquele momento percebi o que era chá...e não apenas infusão de chá.

E se este post vos deu pra soneca. Aproveitem e vão  beber um cházinho.

domingo, 28 de outubro de 2012

Como ver tv tuga no UK (e não só)

Quando cheguei a Londres (2009) tinha o plano de me desligar do mundo Português durante os primeiros meses. Não queria ficar preso nos mesmos programas de televisão que via antes e perder a oportunidade de descobrir a tv britânica. Apesar de saber dos convívios tugas organizados pela tugaEmLondres evitei-os porque sabia que se criasse logo no início um grupo de amigos tugas cairia na tentação de nunca sair da minha zona de conforto. E ser mais um (como tantos nas comunidades tugas de Stockwell) que vivia exactamente como em Portugal mas com (muito) menos sol.

Com o passar das semanas começou a crescer o sentimento de que a história está a acontecer nas minhas costas. E que Lisboa poderia desaparecer do mapa e eu só saberia semanas depois...
Esta ansiedade fez com que começasse a ver os noticiários da RTP. Muitos em diferido (na secção podcast ou "on demand") porque detectam que o meu IP é estrangeiro e bloqueavam-me o canal em directo (curioso que isto acontece no meu ISP (O2) mas não para VirginMedia). Mas o mais grave é que não podia ver o meu Benfica.
Fui ver alguns jogos ao restaurante Benfica (em Kensal Green) e outros ao Pico em Vauxhall. Mas quando um dia me obrigaram a gramar um jogo com musica kizomba em vez dos sons do estádio disse chega e nunca mais lá fui. No entretanto a minha mais que tudo tentava encontrar um site que fizesse live streamming da sic (por causa das novelas) e descobriu o site extralive.tv. Durante cerca de 2 anos foi uma salvação. Tinha as vários SportTvs e os canais generalistas.

Mas como tudo o que é bom não dura para sempre. Assim foi. O grupo que estava por detrás do site começou a inventar. Colocou um controlo de Chat onde toda a comunidade tuga por esse mundo fora podia trocar mensagens entre si. E que mensagens tristes eram. Uma cambada de adolescentes com as lutas do costume. Tentava ignorar mas tornava-se difícil ver um jogo enquanto no quadrado ao lado apareciam 5 comentários "GOLO! CHUPA LAMPIOES!" e, uns dois minutos depois, eu via o golo. Isto quer dizer que começou a haver uma crescente de malta estúpida que podia ver o jogo na tv mas que preferia sobrecarregar o servidor para estragar a surpresa de todos. Ver os jogos tornou-se cada vez mais difícil(devido à sobrecarga de utilizadores). E continuei a utilizar o site apenas para ver a sic.
Aí os donos do site tornaram-se gananciosos e começaram a inventar um sistema de jogos onde cada um apostava uma quantia e depois alguém ganhava uma PS3 ou assim. Não demorou muito tempo a bloquearem o site. E as varias tentativas de o ressuscitarem de nada valeram.

Depois disto foram uns longos meses sem poder ver sic ou jogos até encontrar um substituto que, aparentemente, não comete os mesmos erros.
http://tvfree4.me/
Só o uso para ver os canais generalistas (leia-se sic e rtp - tvi devia ser despromivido desta divisão). Para ver as SportTv aconselho usarem:
http://tvtuga.tv/

Queria também alertar que ver televisão deste modo é ilegal e blablabla. O uso desta informação é da vossa exclusiva responsabilidade.

(Não deixa de ser curioso que zona pobres como alguns council flats em Stockwell têm dezenas de Antenas da MEO e ZON.)

domingo, 7 de outubro de 2012

Cranberries @ Hammersmith Apollo.

Foi uma das bandas que marcou a minha adolescência. Músicas que não saíam da cabeça (muito por culpa de o zombie passar semanas a fio no Top+ e na rádio). A década de 90 não seria a mesma sem o "No need to Argue" de 94.

No passado dia 2 de Outubro os Cranberries vieram a Londres (depois de adiarem o concerto uns meses por motivos pessoais) ao Apollo em Hammersmith.

Apesar de ter gostado do concerto (muito por ter saudades de ouvir aquelas músicas) fiquei desiludido com alguns episódios. Em pelo menos duas vezes a musica começou com um coro da Dolores. Mas ela parecia distraída e não tinha o microfone em frente à boca, mas o coro continuava...em playback. O baixista fazia um sorriso amarelo de oops (nas duas vezes) e a Dolores virava costas ao público e fazia umas danças malucas. E em muitas outras músicas ela cantava por baixo dos agudos que antes eram a imagem de marca da sua voz. Não percebo porque alguém ia preferir um playback no concerto para soar igual ao cd. Um concerto não tem de ser igual ao album e isso é, para mim, a vantagem de ouvir um concerto. Se fosse para ouvir o cd ficava em casa.

Mesmo assim um bom concerto.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brita

Ao longo destes anos tenho acumulado fotos, imagens daquelas que só têm algo de estranho na língua de Camões. Acabo por me esquecer e não publicar. Esta semana foram instalar lá no escritório uma máquina para agua toda XPTO.
Agua? Só se for das pedras...

domingo, 16 de setembro de 2012

Lianne Las Havas - Is your love big enough?




Apesar de já ter falado desta Londrina antes(Incrivelmente não ganhou a lista de The sound of 2012) demorei muito a escrever este post e, provavelmente, a esta hora já é uma das artistas onrepeat da radio do momento. Mas aqui vai na mesma.

Descobri-a em Janeiro quando via o programa da manhã da BBC e adorei ouvi-la unplugged. Inscrevi-me na mailing list dela e no email de confirmação recebo um link para sacar o seu EP "Live in LA"...de borla. Ouvi e fiquei preso. É excelente! Ouvi dias seguidos e tornou-se banda sonora para as minhas corridas no parque.

Recentemente saiu o seu album "Is your love big enough?" e, apesar de ser bom, as mesmas músicas do EP não estão tão bem conseguidas. Ou seja, ela soa bem melhor ao vivo do que no album. A quantos artistas se pode dizer o mesmo?

Esta é a "Tease me" que me soa igual ao Live EP (e onde ela me faz lembrar Jeff Buckley):


Esta é a minha favorita. Don't wake me up ():


Se bem que esta versão em que pede a ajuda do público é genial:


E a Gone para terminar:


Por isso inscrevam-se na mailing list para sacarem já o EP de borla.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Shit London

Recentemente um colega Australiano decidiu voltar e como prenda de despedida oferecemos um livro para ele se lembrar de Londres. Ninguém disse que seria o melhor de Londres. É Shit London:


Numa cidade "amiga" da bicicleta é normal encontrar bicicletas sem as mais variadas peças. Abandonadas nas ruas. Um dia vi alguém a entrar no tube com um quadro. E recentemente vi isto:



Isto foi em Holborn. Numa rua paralela onde se encontra uma esquadra de polícia com vários pisos de altura. Num local com vários escritórios de advogados onde as grades têm enormes letreiros a informar que qualquer bicicleta presa ali será removida em aviso prévio. Talvez por isso este tenha decidido prender no poste. Deu-se mal. Shit London.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O estado a que isto chegou.

"Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou!"
Salgueiro Maia - madrugada de 25 de Abril de 1974.

Ora poucos dias depois do anúncio de um aumento de 7% no desconto para a segurança social o presidente da câmara de Lisboa vai inaugurar obras radicais no Marquês e Av da Liberdade que custaram 700 mil euros.

O Costa esta todo orgulhoso com as obras no marques. Um cota anónimo pergunta "é a nova estaçao fluvial? É que se chover vamos ter aqui o rio Marquês de Pombal" O Costa treme e atira pra canto "isso pergunte aqui à engenheira que deve saber melhor" (ele nunca se perguntou sobre isto? Que tipo de gestor é este?)
E eis que a Engenheira responde "sim, mas isto são obras provisórias. Vamos tratar disso depois". O cota, nao se fica "claro, para abrirmos isto tudo novamente e o contribuinte a pagar! Sabe eu só tenho a 4ª classe... mas a ANTIGA!"

Esta senhora foi a mesma que estoirou 100mil euros ha poucas semanas na renovação de calçadas. Dois projectos escusados no espaço de um mês. Seria bom investigar o grau de parentesco entre os empreiteiros destas obras e esta engenheira de obras provisórias...

Multiplicaram-se no facebook os anúncios das festas de verão em Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures... (no caso de Lisboa era todos os meses! e em concorrência directa com um festival como o Optimus alive. Esse sim pago pelo utilizador e que estava cheio de estrangeiros. Os bifes estão-se a cagar pró BossAC). Não me contive e perguntei aos milhentos likes naqueles cartazes "vocês não conseguem ver quando vos vão ao bolso? Isto é pago por todos nós! Será que os alemães nos emprestariam dinheiro se soubessem que era pra isto?" Caiu-me tudo em sim. Alguns disseram que "o tuga já está a ser tão apertado que merece distrair-se"... o verão inteiro.



É, portanto, de louvar a atitude deste anónimo. Que com o risco de fazer figura apontou o ridículo deste projecto. Gostaria de saber o nome dele e um dia pagar-lhe um copo. Um grande bem-haja.




PS - ver apartir do minuto 2:20.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O mito do ordenado em Euros - Enfermagem no Uk





Estava eu a ver o jornal da noite na sic (post sobre como ver tv tuga no uk para um futuro próximo) de 8 de Setembro e deu uma reportagem interessante sobre a fuga de enfermeiros para o estrangeiro. Alguns para Bordeus e outros para o Reino Unido. Uma, recém licenciada (julgo eu), conta a história de ter respondido a um anúncio para trabalhar na area da reabilitação e tratamentos de feridas, até lhe dizerem o ordenado. Cerca de 2.90€/h que, pelas minhas contas, dava a volta de 551 euros/mês (ainda assim bem superior ao que estão a oferecer em vários hospitais públicos em Lisboa).

{Bruno Noronha vice-presidente da ordem dos enfermeiros diz que com a fuga de enfermeiros quem é que vai repor os enfermeiros que entretanto se reformam?
E eu pergunto. Será que se reformam dezenas de milhares de enfermeiros...todos os anos? Não. E a resposta está aí. Não há colocação.
É inevitável que, com cada vez menos contribuintes e estes a contribuírem cada vez menos, não haja outra hipótese senão fechar hospitais e centros de saúde. Ainda me lembro de comentar com o meu médico oftalmologista (um reputado cirurgião da área) sobre a incompetência da primeira linha de saúde no NHS (serviço nacional de Saúde Inglês). E ele desabafar que "o NHS é um fracasso. A prova de que não pode haver serviços de saúde de qualidade para todos. Demasiado dispendioso." E mais a frente descaiu-se ao dizer que "o sistema de saúde Português foi desenhado a partir do Inglês.". Não querendo alongar-me num tema que não tem a ver com este post quero responder para quem tenciona perguntar "mas então porque é que o sistema de saúde Tuga não é tão rápido como o NHS?". Procurem as estatísticas de sobrevivência de Cancro europeias e comparem PT com UK. Fica para outro post.}

Resultado: 1500 enfermeiros pediram declaração para trabalhar no estrangeiro em Agosto.

A reportagem começa no minuto 38 mas o objectivo deste post é o que se passa no minuto 40. Uma jovem Enfermeira vai para o Reino Unido já com contrato na mão num hospital público Inglês. Como não diz ser Londres ou Manchester suponho que seja no interior (normalmente quando são locais conhecidos repetem até à exaustão).
E diz prontamente ao jornalista que o seu ordenado vai ser "21173 £ anual. 2060 € por mes sem descontos". Fiquei um pouco confuso com o termo "sem descontos". Normalmente aplico o antes ou após descontos. Mas fiquei com a impressão que seriam 2060€ brutos.

No UK nunca nos referimos a ordenados líquidos (depois dos descontos). E na esmagadora maioria falamos sempre de ordenados brutos (antes de aplicar descontos) anuais. Fala-se em K. 20K..30K...40K para referir milhares de libras anuais. Em Portugal eu falava mais em ordenado mensal líquido e nunca tinha a menor noção do valor bruto anual.

Ora é aqui que queria chegar. Se a Grécia colapsar e sair do euro quanto é que vai valer uma bica no UK? 2...3...20€? Não. Vai valer 1.40£.
O que quero dizer com isto é que não adianta ir um marroquino a Lisboa com camelos ou tapetes...o que lhe vai pagar a renda são euros. E o que vai pagar as contas a esta enfermeira são Libras! Porque raio estão sempre a traduzir para euros se isso não traduz o custo de vida!

Isto demonstra o fraco jornalismo que é a imagem destas reportagens. Estou farto de ver reportagens sobre Londres onde se traduz o ordenado para euros mas não se traduz o preço do passe para euros (172€) ou a renda ou o que realmente importa! Traduz-se exclusivamente o ordenado sem qualquer referencia ao custo de vida. (Eu diria que o custo de vida em Londres é 75% superior ao de Lisboa. Logo, imaginem um ordenado para viver em Lisboa e multipliquem por 1.75 e terão o ordenado que precisam em Londres. Se não chega se calhar mais vale não partir.). Para não falar na volatilidade dos câmbios nos últimos 4 anos. Há 3 anos, ao chegar a londres, tive de fazer vários levantamentos de 250£ separados por dias...nunca foram o mesmo valor em euros(mas por uma diferença de 5..10€). Em cerca de 2 meses este ano o meu ordenado aumentou 200€...continuei a ganhar o mesmo e a renda aumentou uma mesma % em €. Por isso não vale a pena traduzir ordenados para euros se no dia seguinte já esta 50,100 200€ diferente.

E de volta à reportagem. Enfermeira num hospital público no Reino Unido com um ordenado de 21173£. Ora podemos traduz isto por miúdos com ajuda do site Listen to Taxman (apesar de não ser um site official do HMRC(o ministério das finanças cá do sítio) nunca me falhou):



Logo 21173£ são 1764.42 mensais brutos. Que hoje estão a cerca de 2210€. Logo bem diferentes do valor 2060€ dito na reportagem. Mesmo com a volatilidade dos cambios não bate certo. A diferença é muita. O que me leva a pensar que ou o ordenado anual que ela referiu ou o mensal estão errados.
De qualquer forma tendo em conta o ordenado anual, o valor líquido mensal seria de 1396.67£ (cerca de 1750€).

Depois de encontrar esta discrepância decidi procurar por ordenados médios de enfermeiros.
O site de empregos Totaljobs.com diz que o ordenado médio no UK é de 27K(27000£).

Encontrei outros sites onde se pode encontrar info utíl como o nhsemployers e o Unison (sindicato).
No primeiro encontrei a tabela de remunerações para os profissionais de saúde do NHS.

Então parece-me que este caso pertence algures entre a Banda 4 ou 5.
Descobri um site muito duvidoso (de uma agência de recrutamento) que tinha uma tabela que me parece explicar as bandas 1,2,3 acima.

Apesar de os valores remuneratórios não baterem certo parece traduzir o significado da Banda 4 ou 5 para Banda D (Newly Qualified Nurses) ou E (Experienced staff). O que bate certo com este caso. Não encontrei significado para o Point mas suponho que tenha a ver com o local de trabalho. Quer dentro do hospital (urgências por exemplo) quer sendo uma  vila ou grande cidade com custo de vida acrescido. Também li algures que quem está em londres ou zonas limítrofes tem um subsídio extra (no máximo de 6 mil libras no centro de Londres). Trabalhar no nhs tem todas as vantagens de trabalhar para um serviço público mas não deixo de pensar nos motivos de contratação de estrangeiros em massa. Especialmente quando conheço um caso de uma enfermeira com larga experiência ter sido feita redundant assim como vários profissionais de saúde no NHS nos últimos 2 anos. Será que o governo Inglês está a despedir profissionais experientes e caros para contratar inexperientes e baratos?

Procurei um emprego exemplo para comparar ordenado e encontrei este. Logo a oferta que ela recebeu parece ser o mínimo que poderia receber...

Um estudo recente diz que uma família monoparental com um filho tem de ganhar pelo menos 23900£ brutos. Isto já tendo em conta que o estado vai pagar parte da renda, estudos, alimentação etc etc (são muito generosos nesse aspecto os Britânicos...demais, a meu ver) com os milhentos benefits (subsídios que existem para estes casos. Isto quer dizer que esta Enfermeira não pode sustentar uma família sozinha com este contracto.

Um outro estudo que compara os ordenados mensais médios mundiais diz que o ordenado médio Inglês é de 3065$ (cerca de 1915£/mês brutos). Logo esta  Enfermeira recebe abaixo da média inglesa.

Segundo o site oficial do governo, o ordenado mínimo Inglês é de 6.08£/h. Tanto quanto sei não existe ordenado fixo mensal. Segundo o ListenToTaxMan são perto de 900£ líquidas.

Então, a meu ver, esta Enfermeira deixou Portugal não porque não encontrava qualquer emprego. Mas porque não encontrava um que pagasse mais do que 550€ (o que se percebe). Tendo também em conta que o ordenado médio em Portugal está nos 777€ líquidos e o mínimo nos 485€(na realidade 565€ se contarmos apenas 12 meses (aqui não há subsídio de natal ou de férias))...fico a pensar se esta Enfermeira não estará tão perto/longe do ordenado míníno/médio no Reino Unido como se estivesse em Portugal.

Mais para o final da reportagem ela refere que "agora vão mais 20 para lá através desta empresa". E isto explica um pouco o caso. É através de uma agência de recrutamento. O objectivo de uma agência (um pouco diferente do que se encontra em Portugal) é fazer dinheiro contigo. Não lhes interessa arranjar o melhor candidato para a melhor posição. Não "estão à procura de trabalho por mim" como já ouvi dizer. Estão ali para fazer dinheiro. E isso implica fazer jogo sujo se isso garantir a comissão. Como por exemplo alterar o CV de alguém e quando chegas à entrevista o CV que eles têm não foi o que enviaste a agência. Por isso não confiem tanto assim nas agências. As agências estão para o emprego como um banco para as tuas poupanças. Tu és apenas um meio para eles atingirem os seus fins.

Seguidamente ela diz "agora vão mais 20, 10 da minha faculdade.".
O sair deve partir de dentro. Não deveria de ser um factor exterior como falta de emprego, influencia de amigos/conhecidos. Porque senão acontece como muitos casos que vejo. Começa um a regressar, regressam todos... A vontade de sair deve de ser muito mais do que um emprego (se bem que, por si só, já não é mau). Deve ser uma experiência. Uma prova de vida. Uma aposta em TI!

Se fosse comigo tomaria a mesma decisão. Ter um ordenado semelhante mas poder trabalhar para um hospital e poder evoluir na carreira é bem melhor do o actual estado do mercado laboral em Portugal. Mas é importante fazer contas e medir bem o salto. E não cair no mito do ordenado em Euros.

["Vou partilhar casa com uma colega" - Quantos enfermeiros, que se queixam nas ruas, dizem isto? Eu conheço alguns e nenhum vive a partilhar casa (que não com o parceiro). Isto é um modo de vida que os Portugueses não equacionam. Por muito que gostem de ver os "Friends", vivem acima das possibilidades, sozinhos, no seu T2. Com o contracto desta Enfermeira eu diria que é muito difícil viver em Londres sem partilhar casa. E que o normal seria ouvir "carne todos os dias? isso só se fosse rico. Também o nosso corpo não precisa de carne todos os dias" como cheguei a ouvir.]

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mr Brainwash @ London



O Quê: exposição de pop art/street art/graffiti de Thierry Guetta AKA MR Brainwash AKA MBW.
Onde: 21, 31 New Oxford St WC1 1BH(Cruzamento entre New oxford st e Museum St.)
Quando: até dia 31 de Agosto, 7 de Setembro, 8 de Setembro.
Quanto: borlix...e com direito a um poster e postal da exposição de borla à saída.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tim's Cup's Amazing Adventure

Um dia chego à minha secretária e dou uma cotovelada numa caneca. Disseram-me que era a caneca do Tim, meu colega de equipa. E sublinharam:
- Tem cuidado, que ele tem muita estima por essa caneca não sei bem porquê.

O Tim estava em serviço de júri de tribunal durante uma semana (algo que te é designado aleatoriamente e que é obrigatório por lei) e eu comentei:
- Era engraçado que tirasse fotos da caneca dele nos vários marcos de Londres e ir-lhe enviando. Como se a caneca ganhasse vida e estivesse de férias por Londres.  (Ideia essa que só depois me apercebi ser uma cópia de um pormenor do filme Amelie).

Ora eu costumo ter muitas ideias parvas como esta e normalmente...normalmente, não me ligam nenhuma.
Mas neste caso o colega que disse "ele tem muita estima por essa..." foi o primeiro a dizer "sim, eu podia tirar fotos em croydon, chinatown..."... e decidiu enviar email a outros quantos.

Poucos minutos depois tínhamos já uma tabela com os dias da semana, quem ia levar a caneca a passear e onde.

Holborn, Covent Garden, Trafalgar Square, Tottenham Court Road, Tooting, Stratford, Canary Wharf, Victoria, Bank... muitos foram os lugares por onde a caneca passou enquanto Tim opinava sobre a culpabilidade de um que esteve envolvido nos motins de Londres há um ano ou de uma segurança que tinha acidentalmente levado um Iphone para casa.

Eu levei a caneca a passear em new oxford st e Tottenham Court Road para mostrar os graffitis da zona. E para ir a banhos no Tooting Bec Lido (a maior piscina a céu aberto do Reino Unido, 92m de comprimento).
Mas o maior momento seria a foto da caneca na cerimónia de abertura dos jogos olímpicos. Que seria tirada por um colega que mora em frente ao parque olímpico...seria, não tivesse ele ter apanhado um valente pifo, esquecendo-se...como seria fixe a caneca com o fogo de artifício ao fundo.

Quando o Tim chegou perguntou pela caneca e recebeu uma chamada telefónica. Ao pegar no auscultador veio o telefone todo atrás (com o auscultador colado com bostik). Abre o outlook e encontra um email com um link para um mashup do google maps com as várias paragens da caneca. Sendo a última uma foto de grupo (de grande parte) do departamento a apontar para a caneca. Como quem diz: "Está ali!".



























Popular posts

Followers :

Tags

Closed Stations

Tag Cloud

Music Portugal Gigs Tube City Life Cultures Banksy Street Art TV Elections Festival Holborn Sainsburys Workplace flat hunting Brexit Football Lisboa bicycle Eleições GDIF Snow Sport arquitectura BBC Britain Canary Wharf Charities Comedy Deolinda Emigration Greenwich Humour Photography commute wage Ahhhh Saudadeeeee Arte Beer Benfica Camden Town Chelsea Chinatown ClaphamJunction Emigrante English English People Euro Flu Graffiti Halloween Islington Movies NHS Old Street Olympic Games Oxford Street Rough Trade Royal Family Seinfeld Tax Tooting Trafalgar Square Urban Voo Weather theater Accent Anniversary Argentina Art Bank Bank Holiday Boat Race Brasil British Museum Buenos Aires Cambridge Christmas Lights Christmas Tree City Docs Drinks EasyJet Economics Entrevista Euro 2012 Europe Holiday Ice Impostos Iran Ireland Jornalismo Language Livros London Marathon Lost in translation MEC Marathon Meditation Metronomy National Insurance Number National Portrait Gallery Nevão New Oxford Street Notting Hill Oxford Circus Piccadilly Circus Pub Referendum Riot Roller skate Royal Weeding Santa Scotish Scotland Sintra South Bank TimeLapse Union Chapel Vencimento Volcano World Cup coffee cycle economy lux nurse AI Alain de Botton America Anarchy Ano Novo Chinês António Damásio Apple Arcade Fire Argos August Balham Barbecue Beach Beckett Bed and Breakfast Benefits Big Ben Big Train Blasted Mechanism Blitz Blur Boeing 747 Bomba Boobs Booze Boris Johnson Brighton Bristol Britcom Brixton Bus Business CCTV CSS CV Cannon St Caribou Cell Cerebro Champions League Charles Dickens Cheias Chevrolet Cicio Cities City Airport Cloud Clubs Colégio Militar Comic Relief Consulado Covent Garden Cowards Cricklewood Croydon David Bowie Deflation Dia de todos os Santos Dublin East London Edward Hopper Eficiencia Einstein Euro 2016 Eyjafjallajokull Facebook Fado Figo Filand Flatiron Flight Friends Gherkin God Goodbye Gray's Inn Guincho Harrods Helpfull History Homeless House MD Hugh Laurie IPad Iceland Income Tax Interpol Iphone Jamie Oliver Jeremy Clarkson Jessie J Jobs Jogging Jonathan Ross José Saramago KOKO Katie B Kings Cross Laughter Lewisham Leyton Lianne Las Havas Litle Britain London 2012 London Bridge London Dungeon London Eye London Film Festival London Sealife Love Lupini MOD MS Madame Tussauds Madeira Maria Rita Marylebone Massive Attack May Mayor Mercearia Michael C Hall Microsoft Momento alto Money Monty Python Moonspell Movember Moçambique Mumbai NIN NYC National Insurance Nero Nuclear O2Arena OK Go Organ Oxford Oyster Pancake Paquistan Paralympic Games Peckham Pink Floyd Pistorius Play-Doh Poetry Pompeia Pontos da Semana Poppy Porto Primitive Reason Putney RATM Randy Pausch Recital Rejection Letter Religion Remembrance Day Renting Return Robert Capa Rota do Chá Royal Guard Run Rush Hour Rússia Save Miguel Saúde Science Shard Sikh Simpsons Sky Slang Sleet Space SpaceInvaders Sport Relief Square Mile St Patrick's Day St Paul's Cathedral Staind Stamford Bridge Storm Stratford Street Poet Strike Subsídios Summer Sun SuperBock Surf Swearing TFL TV Licence TV ads Tank Man Tea Telemovel Tesco Thames The Portuguese Conspiracy The Scoop The Smiths Tiananmen Tories Tower Bridge Tremoço Twitter UK VAT Vertigo Volvo WakeUpLondon Walkabout Waterloo Wembley Wimbledon Winter climbing code dEUS didgeridoo discotexas flat mate geek living cost march moulinex news pastel de nata plugs and sockets protest skyscraper west end