Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Tea or shall I say... Chá

Por muito que os Ingleses gostem de cerveja acho que a sua bebida de eleição é o chá. Bebem tudo com chá...e chá com tudo. No entanto ignoram a sua origem.



Começam o dia com chá. Almoçam com chá. E bebem chá antes de ir dormir. A primeira vez que ouvi um colega a dizer "esperem um minuto! Tenho de ir beber um chá para acordar." pensei que estava a gozar. Cházinho? Para acordar?

De facto o chá tem tantas propriedades energéticas como o café. Justamente por ter a mesma substancia: a cafeína.

Num dia de copos acabei por entrar numa "discussão" sobre a importância de Portugal na história mundial (muito por ter cometido o erro de ter comentado que o pior que podem fazer é confundir-nos(Portugueses) com os espanhóis...claro que passaram a enviar-me mensagens em espanhol e a convidar-me pra tapas.). Um colega Chinês (mas que passou a maioria da sua vida em Londres) acabou por alertar aos restantes bifes o peso histórico de Portugal. Muito possivelmente pela historia que estudou enquanto criança ou pelos edifícios que encontrou na sua terra de origem. E eu chateado com o sorriso de gozo de um colega (ou por culpa da ultima pint) acabei por lhe dizer, de uma forma um tanto arrogante: "sabes que temos mais influência nos teus hábitos diários do que imaginas! Gostas muito de Chá, não é? Fomos nós que trouxemos o chá para Inglaterra.". Aí ele ignorou-me ainda mais...por pensar que já estava a inventar demais. Não me contive e acabei por lhe enviar um link para a Catarina de Bragança.


Dona Catarina de Bragança, nascida a 1638, casou-se com o Rei Carlos II de Inglaterra, Irlanda e Escócia. Apesar dos 14 filhos ilegítimos ele acabou por não ter nenhum filho e herdeiro da coroa. O Bairro de Queens em Nova York foi baptizado em honra de Catarina. Recentemente queriam construir uma estátua de 10 metros em Queens em honra desta Portuguesa. Mas devido ao protesto da comunidade Africo-Americana, por alegar que ela e a sua família enriqueceram à custa do trafico de escravos, conseguiram o cancelamento do projecto. Uma pequena réplica pode-se encontrar hoje no Parque das Nações, em Lisboa.


Apesar de apelidada de Rainha de Inglaterra não foi coroada por ser católica (pelo menos segundo a wikipédia...). Ficou conhecida por ter criado o habito do chá das 5 (que há quem dia que é das 4...provavelmente os nossos problemas de pontualidade começaram aí). Hábito que ainda existe hoje...mais não seja o Tea time.
Não foi só o chá que a Catarina lá deixou. Deixou também Tanger, livre comercio com o Brasil e as Indias. E uma localidade sem importância chamada Bombaim.

Muitas vezes não relaciono os lugares por serem em Inglês. Por exemplo os Ingleses e Indianos dizem Mumbai. No entanto pode-se chamar dos dois nomes. Conheci pessoas que cresceram e entretanto regressaram a Mumbai. É a maior cidade da India. A quarta mais populosa do Mundo (mais de 12 milhões). E , de longe, a com mais densidade populacional (20 Mil/Km2).
E tudo isto a troco quê? Protecção da armada britânica contra os Filipes de Espanha... bom negócio.

Voltando à conversa do chá. Para alem de os bifes estarem sempre a beber chá, e darem pouca importância a uma bica, é a forma como bebem chá. Misturam leite no chá. Quase por defeito. No meu primeiro dia de trabalho em londres um colega ofereceu-se a fazer-me chá (a primeira e ultima vez). E perguntou assim de fugida "com leite, certo?". E eu ali uns minutos a processar...leite? É que para alem de nem saber bem fica com um aspecto de agua de lavar pratos. É um habito que nunca consegui adquirir. Muito também por ser apenas viciado em café.
Outra curiosidade é que a ilha de S. Miguel nos Açores é o único lugar da Europa onde se planta chá. Bom, parece que agora já não é assim mas prefiro continuar a acreditar. Um colega da faculdade açoreano trouxe-me o chá Gorreana e confesso que só naquele momento percebi o que era chá...e não apenas infusão de chá.

E se este post vos deu pra soneca. Aproveitem e vão  beber um cházinho.

domingo, 28 de outubro de 2012

Como ver tv tuga no UK (e não só)

Quando cheguei a Londres (2009) tinha o plano de me desligar do mundo Português durante os primeiros meses. Não queria ficar preso nos mesmos programas de televisão que via antes e perder a oportunidade de descobrir a tv britânica. Apesar de saber dos convívios tugas organizados pela tugaEmLondres evitei-os porque sabia que se criasse logo no início um grupo de amigos tugas cairia na tentação de nunca sair da minha zona de conforto. E ser mais um (como tantos nas comunidades tugas de Stockwell) que vivia exactamente como em Portugal mas com (muito) menos sol.

Com o passar das semanas começou a crescer o sentimento de que a história está a acontecer nas minhas costas. E que Lisboa poderia desaparecer do mapa e eu só saberia semanas depois...
Esta ansiedade fez com que começasse a ver os noticiários da RTP. Muitos em diferido (na secção podcast ou "on demand") porque detectam que o meu IP é estrangeiro e bloqueavam-me o canal em directo (curioso que isto acontece no meu ISP (O2) mas não para VirginMedia). Mas o mais grave é que não podia ver o meu Benfica.
Fui ver alguns jogos ao restaurante Benfica (em Kensal Green) e outros ao Pico em Vauxhall. Mas quando um dia me obrigaram a gramar um jogo com musica kizomba em vez dos sons do estádio disse chega e nunca mais lá fui. No entretanto a minha mais que tudo tentava encontrar um site que fizesse live streamming da sic (por causa das novelas) e descobriu o site extralive.tv. Durante cerca de 2 anos foi uma salvação. Tinha as vários SportTvs e os canais generalistas.

Mas como tudo o que é bom não dura para sempre. Assim foi. O grupo que estava por detrás do site começou a inventar. Colocou um controlo de Chat onde toda a comunidade tuga por esse mundo fora podia trocar mensagens entre si. E que mensagens tristes eram. Uma cambada de adolescentes com as lutas do costume. Tentava ignorar mas tornava-se difícil ver um jogo enquanto no quadrado ao lado apareciam 5 comentários "GOLO! CHUPA LAMPIOES!" e, uns dois minutos depois, eu via o golo. Isto quer dizer que começou a haver uma crescente de malta estúpida que podia ver o jogo na tv mas que preferia sobrecarregar o servidor para estragar a surpresa de todos. Ver os jogos tornou-se cada vez mais difícil(devido à sobrecarga de utilizadores). E continuei a utilizar o site apenas para ver a sic.
Aí os donos do site tornaram-se gananciosos e começaram a inventar um sistema de jogos onde cada um apostava uma quantia e depois alguém ganhava uma PS3 ou assim. Não demorou muito tempo a bloquearem o site. E as varias tentativas de o ressuscitarem de nada valeram.

Depois disto foram uns longos meses sem poder ver sic ou jogos até encontrar um substituto que, aparentemente, não comete os mesmos erros.
http://tvfree4.me/
Só o uso para ver os canais generalistas (leia-se sic e rtp - tvi devia ser despromivido desta divisão). Para ver as SportTv aconselho usarem:
http://tvtuga.tv/

Queria também alertar que ver televisão deste modo é ilegal e blablabla. O uso desta informação é da vossa exclusiva responsabilidade.

(Não deixa de ser curioso que zona pobres como alguns council flats em Stockwell têm dezenas de Antenas da MEO e ZON.)

domingo, 7 de outubro de 2012

Cranberries @ Hammersmith Apollo.

Foi uma das bandas que marcou a minha adolescência. Músicas que não saíam da cabeça (muito por culpa de o zombie passar semanas a fio no Top+ e na rádio). A década de 90 não seria a mesma sem o "No need to Argue" de 94.

No passado dia 2 de Outubro os Cranberries vieram a Londres (depois de adiarem o concerto uns meses por motivos pessoais) ao Apollo em Hammersmith.

Apesar de ter gostado do concerto (muito por ter saudades de ouvir aquelas músicas) fiquei desiludido com alguns episódios. Em pelo menos duas vezes a musica começou com um coro da Dolores. Mas ela parecia distraída e não tinha o microfone em frente à boca, mas o coro continuava...em playback. O baixista fazia um sorriso amarelo de oops (nas duas vezes) e a Dolores virava costas ao público e fazia umas danças malucas. E em muitas outras músicas ela cantava por baixo dos agudos que antes eram a imagem de marca da sua voz. Não percebo porque alguém ia preferir um playback no concerto para soar igual ao cd. Um concerto não tem de ser igual ao album e isso é, para mim, a vantagem de ouvir um concerto. Se fosse para ouvir o cd ficava em casa.

Mesmo assim um bom concerto.

Popular posts

Followers :

Tags

Closed Stations

Tag Cloud

Music Portugal Gigs Tube City Life Cultures Banksy Street Art TV Elections Festival Holborn Sainsburys Workplace flat hunting Brexit Football Lisboa bicycle Eleições GDIF Snow Sport arquitectura BBC Britain Canary Wharf Charities Comedy Deolinda Emigration Greenwich Humour Photography commute wage Ahhhh Saudadeeeee Arte Beer Benfica Camden Town Chelsea Chinatown ClaphamJunction Emigrante English English People Euro Flu Graffiti Halloween Islington Movies NHS Old Street Olympic Games Oxford Street Rough Trade Royal Family Seinfeld Tax Tooting Trafalgar Square Urban Voo Weather theater Accent Anniversary Argentina Art Bank Bank Holiday Boat Race Brasil British Museum Buenos Aires Cambridge Christmas Lights Christmas Tree City Docs Drinks EasyJet Economics Entrevista Euro 2012 Europe Holiday Ice Impostos Iran Ireland Jornalismo Language Livros London Marathon Lost in translation MEC Marathon Meditation Metronomy National Insurance Number National Portrait Gallery Nevão New Oxford Street Notting Hill Oxford Circus Piccadilly Circus Pub Referendum Riot Roller skate Royal Weeding Santa Scotish Scotland Sintra South Bank TimeLapse Union Chapel Vencimento Volcano World Cup coffee cycle economy lux nurse AI Alain de Botton America Anarchy Ano Novo Chinês António Damásio Apple Arcade Fire Argos August Balham Barbecue Beach Beckett Bed and Breakfast Benefits Big Ben Big Train Blasted Mechanism Blitz Blur Boeing 747 Bomba Boobs Booze Boris Johnson Brighton Bristol Britcom Brixton Bus Business CCTV CSS CV Cannon St Caribou Cell Cerebro Champions League Charles Dickens Cheias Chevrolet Cicio Cities City Airport Cloud Clubs Colégio Militar Comic Relief Consulado Covent Garden Cowards Cricklewood Croydon David Bowie Deflation Dia de todos os Santos Dublin East London Edward Hopper Eficiencia Einstein Euro 2016 Eyjafjallajokull Facebook Fado Figo Filand Flatiron Flight Friends Gherkin God Goodbye Gray's Inn Guincho Harrods Helpfull History Homeless House MD Hugh Laurie IPad Iceland Income Tax Interpol Iphone Jamie Oliver Jeremy Clarkson Jessie J Jobs Jogging Jonathan Ross José Saramago KOKO Katie B Kings Cross Laughter Lewisham Leyton Lianne Las Havas Litle Britain London 2012 London Bridge London Dungeon London Eye London Film Festival London Sealife Love Lupini MOD MS Madame Tussauds Madeira Maria Rita Marylebone Massive Attack May Mayor Mercearia Michael C Hall Microsoft Momento alto Money Monty Python Moonspell Movember Moçambique Mumbai NIN NYC National Insurance Nero Nuclear O2Arena OK Go Organ Oxford Oyster Pancake Paquistan Paralympic Games Peckham Pink Floyd Pistorius Play-Doh Poetry Pompeia Pontos da Semana Poppy Porto Primitive Reason Putney RATM Randy Pausch Recital Rejection Letter Religion Remembrance Day Renting Return Robert Capa Rota do Chá Royal Guard Run Rush Hour Rússia Save Miguel Saúde Science Shard Sikh Simpsons Sky Slang Sleet Space SpaceInvaders Sport Relief Square Mile St Patrick's Day St Paul's Cathedral Staind Stamford Bridge Storm Stratford Street Poet Strike Subsídios Summer Sun SuperBock Surf Swearing TFL TV Licence TV ads Tank Man Tea Telemovel Tesco Thames The Portuguese Conspiracy The Scoop The Smiths Tiananmen Tories Tower Bridge Tremoço Twitter UK VAT Vertigo Volvo WakeUpLondon Walkabout Waterloo Wembley Wimbledon Winter climbing code dEUS didgeridoo discotexas flat mate geek living cost march moulinex news pastel de nata plugs and sockets protest skyscraper west end