Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Banksy? round2 @ New Oxford St

Depois de ter encontrado alguns stencils que penso ser do banksy em New Oxford St. Nestas últimas semanas têm aparecido mais.
É estranho existirem tantos num espaço só.

E todos os dias, cada vez mais turistas param para tirar umas fotos no meio da estrada (arriscando-se a levar com um double decker em cima).






quinta-feira, 2 de agosto de 2012

London 2012 Olympic Games @ Wembley - Brasil vs GB

Apesar de não ser especialmente interessado pelos jogos olímpicos no passado (excepto 100/200m) foi difícil não aproveitar o facto de os jogos serem aqui para ver qualquer coisa. Afinal de contas já que vou passar umas semanas mais enlatado no metro que o normal (com sorte, se couber) tenho que tirar o benefício.

Cometi o erro de, por não ter especial interesse pelos jogos, não me ter inscrito no primeiro sorteio que houve de compra de bilhetes (em Julho de 2011) onde cada um escolhia os bilhetes que queria podendo ter a sorte de não ficar com nenhum ou de ficar com todos (e ter de ter a conta positiva para pagar logo). Por isso houve quem escolhesse os bilhetes mais baratos de coisas como cerimónia de abertura (que TODOS queriam) para ficarem depois a saber que não tinham tido a sorte de ficar com nenhum (ou algo. nunca percebo porque usamos nenhum neste caso.).
Ora eu não estava bem informado. E quando comecei a ficar contagiado com esta febre e tentei comprar no segundo sorteio percebi que era só para quem já tinha tentado comprar na primeira volta. Logo eu que ja tinha planeado comprar para eventos em que os Portugueses podiam sair medalhados como K2 fiquei de mãos a abanar.

Mais tarde foram revelando outras oportunidades de comprar bilhetes (sem sorteio).  E foi assim que consegui o bilhete para ver o último jogo da fase de grupos de futebol feminino Brasil contra Grã-Bretanha.
O bilhete vem juntamente com travelcard que julgo poder ser usado durante todo o dia em várias viagens. É um bilhete que vai até a zona 9 sendo que o estádio ficava na zona 4. É, por isso, bom ter em atenção que não precisam de comprar bilhetes de metro durante o dia que forem ver os jogos.





Apesar de ter chegado 1h15 antes do jogo os números de adeptos nas ruas já eram enormes. E o caminho para os estádio tornava-se difícil. Muito por culpa de quem parava para tirar fotos aos vários grupos de brasileiros que tocavam e dançavam samba no meio da rua.

Ao sentar-me fiquei com uma sensação de estar em "casa". O estádio de Wembley tem um aspecto muito familiar. Achei muito parecido com o da Luz apesar de em números não se comparar (aparentemente 90mil).
Os primeiros dias dos jogos ficaram marcados por bancadas vazias em provas com muita procura (como natação) e ao ver blocos de filas inteiras vazias no estádio fiquei a pensar que estávamos a ter o mesmo problema. A organização já está a investigar quem deveria de estar nesses lugares (aparentemente patrocinadores e afins) e caso não compareçam perdem o lugar para próximos eventos sendo os bilhetes colocados novamente à venda.
Já o jogo ia a meio e ainda haviam pessoas a entrar. Apesar de um estádio composto não conseguia deixar de reparar nas filas vazias nos melhores lugares (especialmente camarotes). Ainda assim perto de 71 mil no estádio. Pouco habitual para futebol feminino.

Bastava olhar à volta para ver a grande diferença cultural entre GB e o Brasil. Os Brasileiros sempre muito menos vestidos e mais alegres. O Bife mais calmo e ordeiro.
E aqui também se consegue ver a chico-espertice. Ainda não tinha o jogo começado e já um grupo de uns 10 brasileiros/as que estava sentado atrás de mim tinha mudado de lugar. Mudou para o grupo de lugares vazios que estavam apenas um pouco abaixo e à direita. Mas que seriam provavelmente os melhores daquele bloco. Fizeram a festa aí por uns 10 minutos até repararem que no bloco ao lado (mais central e provavelmente mais caro do que o bilhete que pagaram) e lá sairam todos da bancada para reaparecerem do outro lado. Isso também implicaria terem a sorte de ninguém lhes pedir os bilhetes ao entrar naquele bloco. E aí ficaram. Num bloco onde ninguém estava...tendo mudado 2 vezes de lugar ainda o jogo não tinha começado. Pouco depois de o jogo começar chegaram, também, alguns donos legítimos dos lugares onde o grupo estava anteriormente. E num curto espaço de tempo outros 2 grupos de Brasileiros que estavam atrás de mim mudaram-se também para os lugares abaixo e, descontentes, para o outro bloco central e "vazio". E tanto assim foi que já o Brasil estava a perder (desde os 2minutos) quando nesse bloco central se fazia a festa brasileira agora com poucos lugares vazios ou legítimos. E à minha frente continuavam os bifes sentados nos seus lugares originais mesmo tento em conta que tinham, 3 metros ao lado, lugares com melhor visibilidade...mas que não eram os seus.

Não quero estar aqui a dar uma imagem negativa dos zucas. Onde digo zucas podia dizer Portugueses. Aposto que aconteceria o mesmo se tivesse sido um jogo Portugal vs GB. O que estou a tentar mostrar aqui é a tão diferença cultural do Chico-espertismo. Que já é tão natural que ninguém vê nada de errado nisso.

Para quem vier de férias nesta altura a Londres. Tente reparar nestes pormenores. O Londrino é conhecido por respeitar uma fila. Tente ver o que acontece ao entrar numa estação de metro em hora de ponta. Que se forma uma fila indiana enorme e quase perfeita de londrinos onde ocasionalmente vê alguém a ir directamente para a frente. Esse alguém será muito provavelmente Português (ou variante-zuca,angolano,goense).

Falando do jogo. Brasil estava irreconhecível (e até jogou bem duro, pareciam tripeiras) e a team GB deu um grande show de bola. Steph Houghton (que joga pelas Arsenal Ladies) deu mais uma vitória e fiquei a pensar que esta moça tinha lugar no Benfica.










terça-feira, 3 de julho de 2012

C'est Chic @ Tooting Broadway



Já vi alguns carros especiais (Lamborghini Gallardo, Bugatti Veyron (pronto, este foi só ouvir. Quando virei costas já lá não estava) mas nunca um com um toque pessoal como este.

sábado, 23 de junho de 2012

Prometheus Awakes @ Greenwich

O Greenwich (já agora, pronuncia-se Grén+ich e não Green+wich [experimentem colocar aqui e ver a diferença]) and Docklands International Festival (GDIF) está a decorrer novamente na zona Este de Londres.
Fui ver uma produção de Graeae e dos catalães La Fura dels Baus chamada Prometheus Awakes no museu marítimo nacional em Greenwich. Paredes meias com o mítico Cutty Sark (agora reconstruído após um fogo em 2007).

Julgo que o espectáculo tem algumas semelhanças com o que os La Fura dels Baus apresentarem em Guimarães capital europeia da cultura. Mas tem uma diferença (o grupo Graeae) que representa bem os princípios que regem o programa deste festival. Uma festival de todos para todos. Um festival onde temos bater de palmas e rodar de palmas (o modo de aplauso mudo). Onde grande parte das companhias têm artistas que são portadores de alguma incapacidade física ou sensorial. E onde uma incapacidade não é escondida ou ignorada mas exposta e usada como parte importante do actor. Tal como um jogador de basquetebol usa a sua altura para chegar ao cesto um homem de estatura inferior à média usa isso para executar movimentos que qualquer um de nós (de estatura média) consideraria impossível.

O Grupo Graeae (cujo nome é de inspiração de uma figura mitológica grega) é formado por artistas que têm  uma (in)capacidade física ou sensorial. Tive o prazer de os ver em festivais anteriores (para outros posts) e onde encontrei um Português. Apesar de não me lembrar do nome julgo que teve algum sucesso numa novela da TVI (é negro e não tem um antebraço). Mas foi com muito orgulho que o vi actuar nas alturas ou aos comandos de um gigante de metal.

Devo dizer que esperava demasiado do espectáculo (principalmente depois do que vi em anos anteriores) e acabou por ser uma desilusão. Não percebi a história (com a ajuda de turistas Italianos que não se calavam) e achei que o fogo de artifício final foi um desperdício para o efeito que causou.

O Festival continua por toda a semana até ao dia 30 de junho entre Greenwich, Docklands e Bow. Aconselho vivamente.







sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ken Robinson - schools kill creativity

É provável que, com toda a febre do TED, já tenham visto esta apresentação do Britânico Ken Robinson (julgo ser a mais vista de todas).
Apesar de concordar com quase tudo o que ele diz queria discordar da parte em que ele diz que todos os sistemas educativos colocam as artes no fundo das prioridades. E ainda mais. Que criatividade tem necessariamente a ver com as "artes" tal com o mundo as vê.

Acho que o mundo de hoje vê as artes acima de qualquer outro campo (precisava de uma palavra melhor). Um actor ou um cantor é visto acima de qualquer cientista. Hoje em muitas faculdades de Londres e Cambridge (por exemplo) vários bolseiro estudam novas formas de diagnosticar cancro mais cedo. Ninguém acampa à entrada do laboratório para chorar baba e ranho enquanto pede um autografo. Mas se fosse a Rihanna...

Durante este ano comemora-se o centenário do nascimento de Alan Turing. Ele é um dos responsáveis por muitos dos conceitos de Algoritmos e Inteligência Artificial. E, provavelmente, mais importante que isso. É o criador da Bombe. A máquina que descodificava as mensagens Alemãs em plena Segunda Grande Guerra (codificadas pelos alemães com ajuda da Enigma). Poupando as vidas de milhares de soldados aliados e, muito provavelmente, acelerando o fim da Guerra. E isto, para mim, é arte. É pegar em algo que alguém nunca tinha pensado, usar a imaginação, e criar algo de novo... e útil.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Banksy? @ New Oxford St

No final do dia costumo andar entre Holdorn e Tottenham Court Road e ver toda a mescla de turistas, engravatadinhos, punks, ciclistas, patinadores, skaters antes de entrar no claustrofóbico tube.

Já não o fazia há algum tempo (e talvez seja por isso que isto (o abaixo) me passou despercebido). Existe um edifício enorme "abandonado" (possivelmente escritorios no passado). Provavelmente há mais de um ano que nada lá existe. Fica no cruzamento entre Museum Street (que vai dar ao British Museum) com a New Oxford St. É um caixote de uma área enorme com já alguns sinais de vandalismo. (Tenho de procurar umas fotos que tirei antes aos graffitis que estão nos pisos superiores).
Com medo dos Squatters (que é como quem diz Ocupas) alguém se encarregou de forrar as entradas com placas de madeira posteriormente pintadas de preto para disfarçar o abandono. Custa-me a acreditar que numa cidade onde o cm2 é de ouro (principalmente naquela área) exista um espaço enorme abandonado.

E ontem encontrei este espaço assim:








Não tenho certeza de que seja trabalho do Banksy mas acho que já vi este no site dele:


Pelo que encontrei na net é algo que já existe ha pelo menos duas semanas mas que não é confirmado ser um bansky. Para mim ou é ele ou um copycat. Existia uma serie de posters (que foram vandalisados (acho eu). Estão rasgados ao meio. Curioso. O que se chama a alguém que vandalisa algo que é por si só um acto de vandalismo?) que têm o estilo dele. Quadros de arte sacra (que muitas vezes mostram que teve formação superior) com um toque de graffiti ou punk. Ou o exemplo da Rainha com um balde de tinta e uma mensagem escrita a rolo.
Pensei que a figura (que também foi vandalisada) que está ao lado da Rainha fosse o Duque de Edimburgo mas era um guarda real.
Os Beatles não são só uma boa imagem como talvez a mensagem que nos diz que todos os natais somos assaltados por best ofs.

Hoje passei novamente na mesma rua e já eram muitos os turistas que atravessavam a estrada sem olhar e a comentar "how cool is that?".

É muito estranho o Bansky fazer vários "trabalhos" todos um só sítio. Mas talvez seja ele a dizer-nos que está ali um "elefante" escondido.

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