Fui a Lisboa passar uns dias a banhos. Estava na esplanada da Pastorinha em Carcavelos a abraçar o sol e a ver o mar (porque estava tanto vento que não dava para mais) quando chega um grupo de adolescentes que se senta na mesa ao lado.
Toda aquela música das ondas é abafada pelas conversas fúteis e os risos estridentes.
E uma rapariga que tinha a qualidade de não se calar nem saber ouvir, a certa altura diz:
- É pah, yah era isso. Quando eu trabalhar e conseguir assim o meu dinheiro a coisa que mais vou querer comprar é uma moto de água. Pah, curto mesmo bué.
Moto de água...Moto de Água!?! É que não estamos a falar de ter uns trocos para ir para a esplanada, sair ao fim-de-semana, ter gota para o carro ou mesmo para poder comprar carro...já nem estamos aí! Estamos no nível em que isso tudo já é dado como certo ao ponto de a primeira coisa que se deseja é um brinquedo para usar 3 meses por ano. (agora que escrevo isto lembrei-me de ter lido que o desejo de alguém que trabalhava numa lixeira algures na Rússia era poder comprar um computador para poder criar uma conta no Facebook).
Tentei ignorar a conversa mas a repetição de uma frase chamou-se a atenção novamente:
- Oh pá...eu nasci no País errado...
Aqui tive de me virar e ver quem era a personagem. Uma rapariga linda que aparentava estar nos seus vinte e poucos (apesar de, antes, na minha cabeça ter 15), pele morena, óculos Ray-Ban, calções muito curtos de cigarro e bebida na mão.
E a dizer:
- eu nasci no País errado...
E eu cheio de vontade de lhe mostrar o que tinha lido antes no jornal. Milhares de crianças a morrer de fome na Somália. Uma nação de famintos.
E ela, de pele morena, a fumar na esplanada. Nascida no País errado. Nem sabe a sorte que tem.
PS- A foto acima é da Praia do Guincho...por falta de material.
5 comentários :
E tás admirado de que? Essa é a mentalidade tuga (e incluo-me a mim também nisso)! Mesmo não tendo onde cair morto, o todo o tuga quer fazer a vida do Belmiro de Azevedo lol
Sim tb sempre senti que "merecia" mais do que estava a retirar da vida (ainda hoje) mas o diferente está na situaçao em especial. Quase como estar numa praia das caraíbas de Mojito na mão a queixar-se da falta de sorte.
Esta geração "morangos com açucar" vai passar mal por pensarem que vão todos ser rock stars.
Pois eu acho que ela não podia ter nascido num país mais certo!
Silverboy, nem mais. Está no país certo. Parecer é o que interessa. E falar, falar, falar como se tudo se soubesse sem nada ter feito ou visto.
Os pápas "tios" é que alimentam esta estupidez colectiva. Quem sai aos seus...
E' pa', deixa la' e vive a tua vida.
Cada um 'e como 'e.
Eu ja vivi em tantos pa'ises e se pudesse voltava a Portugal para viver por la'.
Ha' tanto mais importante que o dinheiro... toda a gente o busca e eu busco a felicidade e nao' a encontro.
Em termos profissionais la vou subindo rapidamente, mas isso nao' serve de nada.
Enviar um comentário