Começam o dia com chá. Almoçam com chá. E bebem chá antes de ir dormir. A primeira vez que ouvi um colega a dizer "esperem um minuto! Tenho de ir beber um chá para acordar." pensei que estava a gozar. Cházinho? Para acordar?
De facto o chá tem tantas propriedades energéticas como o café. Justamente por ter a mesma substancia: a cafeína.
Num dia de copos acabei por entrar numa "discussão" sobre a importância de Portugal na história mundial (muito por ter cometido o erro de ter comentado que o pior que podem fazer é confundir-nos(Portugueses) com os espanhóis...claro que passaram a enviar-me mensagens em espanhol e a convidar-me pra tapas.). Um colega Chinês (mas que passou a maioria da sua vida em Londres) acabou por alertar aos restantes bifes o peso histórico de Portugal. Muito possivelmente pela historia que estudou enquanto criança ou pelos edifícios que encontrou na sua terra de origem. E eu chateado com o sorriso de gozo de um colega (ou por culpa da ultima pint) acabei por lhe dizer, de uma forma um tanto arrogante: "sabes que temos mais influência nos teus hábitos diários do que imaginas! Gostas muito de Chá, não é? Fomos nós que trouxemos o chá para Inglaterra.". Aí ele ignorou-me ainda mais...por pensar que já estava a inventar demais. Não me contive e acabei por lhe enviar um link para a Catarina de Bragança.
Apesar de apelidada de Rainha de Inglaterra não foi coroada por ser católica (pelo menos segundo a wikipédia...). Ficou conhecida por ter criado o habito do chá das 5 (que há quem dia que é das 4...provavelmente os nossos problemas de pontualidade começaram aí). Hábito que ainda existe hoje...mais não seja o Tea time.
Não foi só o chá que a Catarina lá deixou. Deixou também Tanger, livre comercio com o Brasil e as Indias. E uma localidade sem importância chamada Bombaim.
Muitas vezes não relaciono os lugares por serem em Inglês. Por exemplo os Ingleses e Indianos dizem Mumbai. No entanto pode-se chamar dos dois nomes. Conheci pessoas que cresceram e entretanto regressaram a Mumbai. É a maior cidade da India. A quarta mais populosa do Mundo (mais de 12 milhões). E , de longe, a com mais densidade populacional (20 Mil/Km2).
E tudo isto a troco quê? Protecção da armada britânica contra os Filipes de Espanha... bom negócio.
Voltando à conversa do chá. Para alem de os bifes estarem sempre a beber chá, e darem pouca importância a uma bica, é a forma como bebem chá. Misturam leite no chá. Quase por defeito. No meu primeiro dia de trabalho em londres um colega ofereceu-se a fazer-me chá (a primeira e ultima vez). E perguntou assim de fugida "com leite, certo?". E eu ali uns minutos a processar...leite? É que para alem de nem saber bem fica com um aspecto de agua de lavar pratos. É um habito que nunca consegui adquirir. Muito também por ser apenas viciado em café.
Outra curiosidade é que a ilha de S. Miguel nos Açores é o único lugar da Europa onde se planta chá. Bom, parece que agora já não é assim mas prefiro continuar a acreditar. Um colega da faculdade açoreano trouxe-me o chá Gorreana e confesso que só naquele momento percebi o que era chá...e não apenas infusão de chá.
E se este post vos deu pra soneca. Aproveitem e vão beber um cházinho.
6 comentários :
Cházinho é bom e eu gosto. Mas à nossa maneira, obviamente (sem pinga de leite)
Infusão de chá, ou de outras plantas.
Chá mesmo, prefiro muito mais o chá verde. Ainda agora acabei de beber um
as coisas k eu aprendo neste blog.. :)
eu n tnh preferencia no k toca a chas..n tenho por habito beber cha ultimamente,mas gosto!com ou sem leite,vai td,ehhe..ja me habituei a comer coisas que nc pensei vir a gostar desde k cheguei a uk..
Que coisas. fiquei curioso.
Eu fiquei viciado em picante...antes odiava.
eu no breakfast...do mac!!
tomo pekeno almoço as 6 em casa(tesco pancakes com nutella) e as 10 ja tou no mac a comer o 2º pekeno almoço sausage and egg muffin..
bacon com ovos e baked beans tb ja começa a fazer parte das minhas refeiçoes..nao como breakfast mas como ..almoço tardio de domingo por exemplo.
enfim,tudo mt saudavel,eu sei..e tudo coisas que nunca me imaginei ser capaz de comer e muito menos gostar
tb ja comi fish and chips com sal e vinagre mas apenas por curiosidade..
por acaso nem todos nos estamos a par deste facto historico, mas sim fomos nos q trouxemos o cha para o UK, e um habito que hje em dia e visto como ingles. Porem nos continuamos a beber o cha como cha, sem leitinho como os ingleses fazem. Ahh a quantidade de coisas e habitos que espalhamos pelo mundo e hje em dia estamos esquecidos por nos mesmos
Aqui entre nós que ninguém nos ouve...isto pode ser também um certo exagero dos tugas.
Já n sei onde li que poucos anos antes desta historia um inglês tinha já trazido cha da asia...
pode ser mais uma daquelas como dizer que Arigatou em Japones deriva do Obrigado...coisas para Português ver. Mas que dão para meter conversa no pub.
Enviar um comentário