Fiquei eufórico quando li esta notícia. Mas depois fiquei deprimido por me lembrar o que acontece em situações destas. Todos os grandes comediantes deste mundo e do outro (a contar com os nossos Gato Fedorento) vão estar batidos no Playhouse Theatre em West End quando os Monty Python se juntarem pela primeira vez em 15 anos. E juntamente com eles todos os pseudo-intelectuais, empresários e respectivas meretrizes...e todos aqueles que, não tendo qualquer interesse, têm de la estar para dizer na próxima tertúlia, ou board meeting o espectacular que foi. Tendo como prova a palavra do ano.
Amanha vão fazer uma conferência de imprensa a anunciar o seu primeiro projecto juntos depois do filme "Meaning of life" em 1983.
O que é já por si um acontecimento visto Cleese ter afirmado há 10 anos que juntar a maioria deles numa sala era impossível. Quanto mais fazerem um espectáculo juntos.
Resta agora saber se, agora com mais de 70 anos, os Monty Python o vão fazer por saudade...ou pelo dinheiro.
Mas nem todos vão poder estar presentes. Graham Chapman (o messias) deixou de nos fazer rir em 1989 vítima de cancro. Não sei se ele concordaria com este regresso. Mas sendo este o princípio do fim dos Monty Python não podia deixar de me lembrar do serviço fúnebre de Chapman. What a way to go.
4 comentários :
Gandas Monthy! Excelente blog o teu! Tb sou candidato a ir para Londres, sou sénior na área dos seguros, isto aki em Portugal infelizmrnte "acabou" e tenho de rumar para aí a ver se me safo. Vou à aventura a partir de janeiro, e as dicas do blog sao super úteis e reais! Abraço, Paulo
Olá Paulo.
Cuidado com a euforia da emigração.
Tenho falado com muitos que tem mt vontade de ir sem qualquer conhecimento de causa. Só porque pensao que se estão todos a fazê-lo é porque faz sentido para mim também.
Os media tugas apenas estão a mostrar um lado desta nova vaga de emigracao. e n mostram os casos de quem veio para cá (londres ou outro lugar qualquer) e depois nem dinheiro tem para voltar. Ou veem para ca trabalhar na mesma area que estavam em pt mas com muito menos poder de comprar (em euros soa bem, mas em libras not so much) a viver num cubículo (aqueles que teem sorte...a maioria acaba a trabalhar em restaurantes e pubs).
Se não tens emprego faz algum sentido em sair...mas é preciso ver bem primeiro o chao onde vais pisar. Estar desempregado em pt custa bem menos do que estar desempregado em Inglaterra.
Nao conheco a area de seguros mas assim por alto posso dizer que a legislacao é bem diferente ca. E que fazer um calculo de um seguro automovel, por ex, é bem diferente de em portugal (o que desvaloriza a exp em pt). A experiencia em sales é mt bem recebida aqui. E alguem com esse perfil pode vencer. Mas sao 7 caes a um osso o que significa que comecas com um ordenado muito baixo (diria que podia ser menos de 23K...quando a media nacional é 27K). Mas seja como for tens de ter um ingles bom (o suficiente para veres series como o the office ou o big train sem legendas) e sobretudo na area de sales, um grande vocabulario e bom sotaque (nem todos os britanicos teem ouvido para sotaques mt diferentes do britanico).
E outro pormenor que desvalorizamos porque aceitamos como "direito". O ordenado 14 vezes ao ano. Sim eu sei que agora arranjaram forma de tirar 1 ou 2...mas aqui sempre foram 12. E vejo muitos tugas a compararem ordenados mes...quando depois nao contabilizam os subsidios de ferias e natal. é importante fazer esses contas antes de pensar em sair.
(continua)
Seja como for e mesmo considerando o estado de Portugal neste momento...em Portugal concorremos contra Portugueses. Em Londres concorres com o mundo (e acho que o tuga se esquece disso). Inclusive gregos espanhóis, paquistaneses, indianos e que mais muito mais desesperados e que viviam em situacoes muito mais precarias que as que alguma vez vimos em portugal.
Tens curso do tecnico? boa...aqui ninguem sabe quem é o tecnico e concorres contra malta de Cambridge ou Oxford.
Sabes falar pt,ingles, frances? boa...aqui encontras quem cresceu numa família multicultural (existe ate um mercado de amas que sao contratadas para falar aos bebes em japones, chines, frances...) e acabam por conseguir falar essas e outras linguas de forma nativa.
Por isso é importante desmistificar esta ideia de que os trabalhadores Portugueses sao muito especializados e "cerebros" e que sao explorados ca dentro...apenas porque existe um punhado que conseguiu vingar ca fora. Vemos nas noticias apenas os casos de quem tem orgulho em aparecer para a camara...mas os que vieram para ca conhecer o desemprego e a exploracao teem vergonha de dar a cara.
Fui convidado ha uns meses para um estudo sobre esta recente vaga de emigracao para o reino unido. Eu nao tive problemas em falar disso. Mas quando tentei convidar outros compatriotas para o mesmo tive um redondo nao. Nem todos gostam de falar da sua experiencia. e se pensarmos um pouco da para perceber porque.
O resultado é que depois estes estudos dizem ter uma amostra de umas centenas...mas n é representativa. Porque nao é uma amostra aleatória. E a maioria dos que respondei foi porque se sentiu confortável com a sua opcao.
Estou no processo de fazer uns posts sobre os meus gastos de energia e outros que podem ajudar a ter uma ideia do que custa viver em londres.
Sei que é muito para absorver mas sair de portugal deve ser muito mais que procurar mais dinheiro. Quem é rico vive bem em qualquer lugar do mundo. Quem vive com um ordenado medio...nem assim tanto. Acho que quem quer vir para londres deve ter, a partida, uma curiosidade genuina de viver numa cidade assim. Deve gostar da cultura britanica (ou do mundo). E nao se importar de viver numa casa bem mais pequena e nao ir pro trabalho de carro todos os dias. Nao sei se isto se aplica a todos. Por isso é que depois conheco casos de quem ganha muito bem mas que vive deprimido.
Como disse recentemente a alguem. "Gosto" de Londres nao necessariamente por ser melhor (ate porque acho que viveria uma vida bem mais desafogada em pt) mas porque é diferente de Portugal.
Espero que isto contribua na tua decisão.
Se tiveres mais perguntas forca.
Boa Sorte.
Viva! Não estou "eufórico" com a emigração, descansa. Mas conheço muito bem a realidade inglesa, e tudo o que referes eu já tenho consciência, mas obrigado pelos comentários lúcidos e realistas. Felizmente tenho um "pé de meia" que me dá para tentar aí a sorte. Vou ler o post com mais cuidado e até respondo via gmail :) a vantagem é que tenho boa experiência do mercado de Londres, sou aí minimamente conhecido (Lloyds) e tb penso aí fazer algum curso (Chartered...) e na minha área a nível mundial não há tanta gente assim... Abraço! Paulo
Enviar um comentário