A investigadora (ou Cientista Social) Cláudia Pereira enviou-me este comunicado:
Gostaria de vos convidar para estarem presentes na Conferência da Emigração Portuguesa Contemporânea, a ter lugar nos dias 12 e 13 de Março, no ISCTE-IUL , caso estejam em Lisboa. Estarão presentes os investigadores que pesquisam a emigração actual para países da Europa, Angola e Brasil, entidades públicas e privadas que lidam com emigrantes (como o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas), bem como o Professor Russell King (Sussex University), que enquadrará as migrações no Sul da Europa. Em princípio, o evento terá cobertura da RTP.
Há cerca de um ano tive uma entrevista com a Cláudia e quero acreditar que contribuiu para os resultados surpreendentes que teve. Quem diria que a maioria dos emigrantes que vão para o Reino Unido não são trabalhadores altamente qualificados (na realidade são apenas 1/5)?
Tenho recebido alguns emails e conhecido relatos de Portugueses muito mal informados (ou que simplesmente não se deram ao trabalho de informar - "é preciso ter visto para trabalhar no uk?") e esta é uma excelente oportunidade par aprender algo sobre a emigração pelas mãos de quem a realmente estudou (;-)
2 comentários :
Olá,
muito obrigada pela divulgação. Na verdade, ajudaste-me mesmo muito na minha pesquisa, pela partilha da tua experiência e pela tua análise muito reflexiva.
Vários pontos que destacaste, desmistificando o que é escrito sobre os portugueses com a realidade dos vários percursos que conheces, alertaram-me para a condução da minha pesquisa e para as entrevistas que fiz de seguida.
Já li vários posts teus em que percebo a investigação e o trabalho que tiveste para os poderes escrever. Penso que tentas ir à profundidade da realidade e agradeço-te porque me inspiras com o teu olhar.
Keep Calling London,
Cláudia Pereira
Obrigado Claudia. Todo o gosto em contribuir.
Obrigado pelo teu trabalho e boa continuacao.
Enviar um comentário