A semana passada recebi um email da TFL a informar que apartir de 6 de Junho os Autocarros de Londres (ou double deckers) deixarão de aceitar qualquer forma de pagamento em dinheiro.
I am writing to remind you that from this Sunday, 6 July, you will no longer be able to use cash to pay for your bus fare.Este é também um dos motivos porque os transportes públicos têm feito greves no último ano. Com a diminuição de pagamentos com dinheiro deixa de fazer sentido existirem tantos balcões de pagamento nas estações. Um estudo concluiu que menos de 1% dos passageiros pagava as suas viagens no autocarro em dinheiro.
Instead of cash, you can use an Oyster or contactless payment card for the £1.45 pay as you go adult fare.
If you don’t have enough credit on your Oyster card or your Bus & Tram Pass or Travelcard has just expired, you can now make one more journey on a bus. You must then top up your pay as you go credit before you can use your Oyster card again.
Até agora uma viagem paga a dinheiro no autocarro era mais cara que quando paga com o sistema contacless do Oyster.
O Oyster card é um cartão que funciona como passe social de uma forma semelhante ao Lisboa Viva. Podemos depositar dinheiro no Oyster (fazendo o que chamam de Top Up) que depois é deduzido a cada viagem que fazemos. Depois de associado o Oyster a uma conta online é possível fazer TopUp e consultar as viagens e gastos no site da TFL assim como definir um sistema de auto-TopUp que te carrega automaticamente quando o credito chega a um certo valor para que nunca fiques apeado.
E quando me esquecer o Oyster? Aí é possível fazer o pagamento com um cartão de débito/crédito contactless. Sem ter de pagar mais do que se fosse por Oyster.
Há uns 5 anos bastava ir a uma estação de metro para pedir um Oyster a custo zero. O problema foi o abuso que fez com que tantos usassem o Oyster como um bilhete descartavel. Entretanto passou a custar 3£ que, tanto quanto sei, podem ser devolvidos depois de devolvido o Oyster.
Mas e os turistas?
Não me lembro de ver turistas a contar trocos a porta de um autocarro. Aliás torna-se difícil distinguir as notas e moedas por isso desconfio que um turista já venha precavido e tenha um Travelcard ou um Visitor Oyster Card. O problema pode acontecer se aterrarem a horas tardias e aí sempre podem usar um cartao de credito contactless.
Resumido vão existir estas forma de pagar num autocarro:
- An Oyster card with pay as you go credit, Travelcard or Bus & Tram Pass
- A Visitor Oyster card
- A contactless payment card to pay as you go
- A Day Travelcard
3 comentários :
ora aqui esta um blogue com conteudo interessante :) eu que nem sou mt adepta de blogues :)
Pois o chato é que eles começaram a por isso em pratica na noite de dia 5. Bem sei que ja passava da meia-noite, mas geralmente os bilhetes em papel contam sempre até as 4h da manha do dia seguinte, o que devia querer dizer que tambem so iam comecar a colocar esse novo sistema de nao aceitarem dinheiro na practica a partir das 4h da manha. Houve muitas pessoas no meu autocarro que foram mandadas de volta para a rua por nao terem oyster newm cartao contactless. Deve ter havido muito negócio para os taxis nessa noite.
O caso mais chocante foi ha um ano ou assim (fora de londres) quando o motorista n deixou uma jovem entrar por faltar uns 20p de madrugada e ninguem teve a bondade de a ajudar. Ela acabou por ser violada depois.
Ja vi varias vezes alguem ajudar ou pagar a totalidade da viagem...mais porque querem é chegar rapido a casa do que altruismo.
No entanto quando uma noite fiquei sem guito no oyster e com uma valente cadela e tentei pagar com o unico dinheiro que tinha, uma nota de 10, deixaram-me entrar (sem eu sequer pedir) duas vezes. Tinha de apanhar 2 pra casa.
Eu nao costumo andar de bus mas aqui ha uns tempos haviam bus que se tinha de pagar antes de entrar mas numa maquina na paragem. Ate o placard dos nrs do bus eram amarelos nesse caso...isso ainda existe? Acho que era o caso do 55...
Enviar um comentário