Esta foto foi tirada este Domingo algures na Northen Line. {reparem no cachecol do tipo. O Liverpool acabou por dar conta do Chelsea com um golo do Português Raul Meireles!}
Se substituírem os telemóveis por jornais, intercalados com mais outras milhentas pessoas com telemóveis, terão uma visão como são os transportes públicos em Londres. Um silêncio ensurdecedor interrompido de hora em vez pelo chiar das rodas e o virar de páginas.
Na sua esmagadora maioria os Londrinos estão ou a ler ou a brincar com o telemóvel. Mesmo quando estão entre amigos ou, como neste caso, entre namorados. Embora esta paranóia com o iphone já me irrite há muito, o hábito de eles lerem quer jornais (ok, muitas vezes grátis) quer aqueles livros de bolso de 3000 páginas (que quando chegas a meio começas a perder partes do primeiro capítulo) é muito frequente. Coisa que em Portugal eu via muito raramente mesmo depois da invasão dos jornais a preço zero. Para não dizer que bastam duas pessoas numa carruagem para aquilo parecer a feira de Carcavelos (quem é que eu estou a enganar? Basta apenas um Português!).
Ao menos em Lisboa, tendo um dispositivo de capacidades semelhantes, não o fazia. Talvez por isso ainda o tenha hoje comigo.
Tipo, se o usasse da mesma forma na linha de Sintra já me o tinham 'pedido' para fazer uma chamada pra dama.
Já que falo nisto aproveito para dizer que me considero muito mais seguro no metro ou comboio (não tanto no Bus) de Londres do que alguma vez me senti em Lisboa. Isto porque o CCTV (e não só) aqui funciona e provoca receio na ladroagem. Apesar de estatisticamente não parecer, nunca vi ninguém sair a correr de mala alheia na mão* ou pura e simplesmente dizer "da-me o telemovel" aqui. Algo que via com muita frequência em Lisboa. Mas isso fica pra outro post.
*...hum...isso é mais à porta do Sainsbury's.
1 comentário :
Também tenho um smartphone (Android) e já não passava sem isso. É daqueles privilégios de viver nos dias de hoje que ninguém deve ignorar... No UK então é de borla! (pago £10/mês com acesso ilimitado a "verdadeira" internet)
Enviar um comentário