Hoje que é dia de eleições europeias tinha de colocar um post sobre a europa. E quem melhor para falar da Europa (ou até de Portugal) do que Miguel Esteves Cardoso (MEC)? Sim, o Sr do tique da língua do programa da noite da má lingua.
Quando fui a Portugal cortei com os meus planos de apenas ler livros em Inglês e acabei por comprar 2 do MEC para trazer (este e este). Depois de ler "Os meus Problemas" (inteligentemente oferecido por X.) fiquei viciado nas crónicas deste senhor e nunca mais pensei da mesma forma. Fica tudo mais claro quando todos temos vontade de SPAC de alguém mas depois ninguém quer POC (alguns sim, mas só o admitem porque querem é que não lhes POC). Comprem o livro e percebem.
Então acabei por trazer "As Minhas Aventuras na República Portuguesa" e tem sido a minha leitura depois de me cansar com o "Night Train to Lisbon". Costumo ler no tube e noto que o título desperta curiosidade nos bifes. Isso ou então o facto de estar sempre a rir enquanto o leio.
Comecei por marcar alguns artigos para colocar no blog e vejo agora que o que fiz foi marcar praticamente todos. Escolhi estes dois para este dia e não me consegui decidir com o marcador. Para mim estava tudo a amarelo porque está perfeito.
Espero que sirva para vos motivar a exercer um direito de sorriso nos lábios.
Direito esse que não poderei exercer aqui porque "não alterei a minha secção de voto 60 dias antes do acto eleitoral". Mas essa e a aventura de renovar o BI ficará para outro post.
[Também é de notar que tal como MEC ficou amavelmente conhecido como MEC, Ricardo Araujo Pereira está a ficar conhecido por RAP. E julgo que não é apenas coincidência.]
Reparem também na curiosa referência à Albania (que jogou ha horas contra Portugal).
Deixo então as crónicas "A aventura da Europa" e "A aventura da Normalização" com a promessa que todos vão querer comprar o livro.
"É que uma pessoa não pode orgulhar-se do que não mereceu e ninguém merece nascer português."
"Os Portugueses, de resto, sabem muito mais acerca da Europa do que a Europa sabe dos portugueses. Já somos se calhar, o povo mais europeu da Europa."
"Esse tempo em que havia fruta grande e fruta pequena acabou. Agora é toda média. É mais justo."
PS - De notar que este livro é de 1990! Tem 19 anos!
PS2 - Porque não em vez de repetir Pessoa todos os anos colocar algo fresco no meio? Proponho um mês a discutir as crónicas de MEC e depois Pessoa o tempo que quizessem. Assim como quem dá uma colher de doce primeiro para que o bebé tenha apetite prós bróculos.
PS3 - Fica-se (ou não) a pensar que este senhor devia de estar no parlamento europeu. E fica-se bem, porque chegou a cometer a loucura de se candidatar a deputado europeu em 1987 pelo PPM não sendo eleito. E acho que com uma derrota estrondosa (ainda para mais vindo de alguém jovem que tinha legiões de jovens a seguir-lhe as crónicas...)
PS4 - Gostava de saber o que é que o governo PS (ou qualquer coisa que se tenha passado em Portugal em qualquer governo ou autarquia) tem a ver com alguém ser eleito para o parlamento europeu!? Porque é que ainda oiço coisas como "está será a oportunidade de punir o governo pelas suas políticas". Quem diz isto não percebe o sentido destas eleições! (e não percebo como é chefe de partido) Estas campanhas para as europeias são sempre uma anedota.
2 comentários :
Eu queria imenso ler o "Viagem nocturna para Lisboa" mas na altura que o tentei comprar em Portugal, não o conseguiam encontrar na loja (apesar do sistema dizer que tinham 4 exemplares!) Fiquei com a sensação que não gostaste.Não vale a pena?
As críticas que li foi muito bom vindo da timeout, e muito chato vinda de umas criticas na amazon.
Pessoalmente após 70pág achei que desenvolvia pouco. É um pouco Eça (que até gosto) mas com o meu inglês é fraco tinha dificuldade em ler, principalmente no tube. Então como tinha na mochila o livro do MEC (que estava mortinho por ler) lá cedi a tentação.
Mas acredito que seja um bom livro.
Comprei via amazon (agora 10£ já com portos pra UK).
Obrigado pelo comentário.
Enviar um comentário