Acabei de ver o último episódio de uma mini série documental da BBC sobre "a Célula".
É um programa bem construído e com o ritmo e linguagem assecíveis à maioria do público. Até serve de exemplo o video acima onde se sublinha a gíria usada no programa pelo cientista Dr Adam Rutherford.
Por volta da meia hora de programa vamos até ao Imperial College of London para visitar a Dra Zita Martins que fez uma fantástica descoberta.... Martins?! Soa familiar. E confesso que so li o nome quando voltei atrás, logo depois de ter ouvido o característico sotaque... Português.
Zita é "Lead researcher" do "Department of Earth Science and Engineering" e concluiu que existiam moléculas orgânicas encontradas no interior de um meteorito descoberto em 1969 na Austrália. Meteorito esse tao antigo quanto o nosso sistema solar.
Essas moléculas encontradas formam uma das bases que formam o nosso (e de todos) código genético. Essas bases formam o ADN, que por sua vez (e conjuntamente com a teoria do caldeirão) com aminoácidos temos tudo para que se forme uma célula....ou quase. Segundo um departamento criado especialmente para a experiência de criar uma célula sintética na Univ de Harvard, estamos a apenas 1 ano da meta.
A Dr Zita Martins foi formada em Química no IST. Das mesmas salas de aula onde muitos outros estiveram e que lutam hoje em busca de um emprego numa área saturada.
Ao mesmo tempo que eu estou a ver isto são impressos os diários e semanários com manchetes dedicadas à "Jornalista" Manuela Moura Guedes e Dinamarqueses armados em mitras da Máfia de Leste.
Para quê voltar?
1 comentário :
Olá!
Só para agradecer o post que escreveste sobre mim! Achei muito simpático :)!
Beijos
Zita
Enviar um comentário