Respondi a um anúncio no gumtree no Domingo. Tenho resposta imediata na 2f, para marcar entrevista na 3f,4f ou 5f. Marco para a 4f para ter tempo para me preparar mas recebo de novo uma resposta pedindo exemplos de código que tenha feito.
Começo a entrar em pânico. A maioria do código ficou no cliente e mesmo assim nenhum desse código faz qualquer sentido sem que seja mostranda a aplicação a funcionar explicando a complexidade do problema e não apenas a simplicidade da solução.
Consigo arranjar um emaranhado de ficheiros mas que é um autêntico quebra cabeças para explicar. Começo a pensar em enviar também uma pequena aplicação que tenho feito nos últimos meses. Mas que quando vou pegar nela começa a mostrar o seu corte e costura. Tento resolver os bugs, deito-me. Acordo 5h depois. Tento novamente o dia todo. E so mesmo no final de 3f é que consigo enviar finalmente a aplicação. O código não está muito bem estroturado mas ao menos consegue mostrar a ideia da aplicação. Como uma prova de conceito.
Revejo algum do código. Leio mais sobre a empresa. Tiro notas. E vou dormir para acordar as 7h. Faço-o para não interferir no horário dos meus house mates mas acima de tudo para chegar 1h mais cedo ao local da entrevista. Para não haver qualquer stress.
Chego a Canary Wharf e tenho tempo para evitar o custo do DLR e chegar até à Skyline Village. Que é uma desilusão no meio de prédios enormes e espilhados da alta finança.
Vou beber um capuccino num café que fedia a fritos e abro o portatil. Revejo o código, o meu discurso. Nada pode falhar. Tento controlar-me e dizer frases motivadoras ao meu eu interior.
Toco à porta à hora marcada. Não vejo sala de recepção e sou encaminhado para o piso superior, enquanto o senhor berra lá pra cima "está aqui o entrevistado". No topo das escadas tenho outra pessoa a minha espera de sorriso nos lábios e braço esticado. Vamos para uma sala de reuniões como deve de ser e começa a prova.
Fico a espera de perguntas técnicas ou alguma crítica forte ao código que enviei mas nada. Apenas um "gostei bastante da estrutura do código". Tento mostrar interesse na conversa e na empresa sem por isso atropelar o discurso do entrevistador. Aproveito para aplicar as perguntas que tinha pensado. "Quanto é que a empresa lucrou o ano passado?" "Quanto é que está a prever para este ano?" "Em que mercados trabalha?" "Já pensou no mercado Português?". Aproveito para falar da minha experiência em vários clientes. E mostrar que poderia ser uma ponte para esses e outros clientes em Portugal. Falo também no mercado Angolado. Do rápido crescimento daquele país e que também tenho contactos que estão a trabalhar no mercado Angolano. Poderia ser tudo mentira mas não o era. E o facto de eu estar mesmo interessado no produto daquele empresa facilitou ainda mais as coisas. Principalmente quando começamos a falar da complexidade de alguns equipamentos onde aproveitei para revelar alguns conhecimentos técnicos dessa matéria (um pouco fora da Programação) que adquiri durante o curso.
Fico um pouco desconfiado quando me diz que a empresa tem apenas 5 pessoas. E que seria eu a fazer todo o desenvolvimento aplicacional. Isso sim é um bom desafio. A conversa decorreu com a normalidade acompanhada por bolachinhas e água (pela primeira vez em toda a minha experiência enquanto entrevistado). Saio convencido que não poderia ter corrido melhor.
Apesar de ele me ter dito que são 5 candidatos, e mesmo que poucos assim, não acreditei. Apenas 3 dias para entrevista todos há mesmo hora. Mas só queria esperar que eu me teria destacados dos restantes. Terei a minha resposta na 2f.
Chego a casa e depois do almoço aproveito para relaxar. Reparo que o meu telémovel esteve sem som várias horas e que tem uma chamada não atendida. Uma mensagem de voice mail. Na mensagem fico sem perceber o nome da agência de recrutamento nem o número de telefone para onde tenho de ligar. Tento várias combinações e com alguma sorte acerto.
Trata-se de uma oferta para um programador web para uma agência de... chauffeurs. Mostro interesse apesar de não o sentir. Vejo alguns mais de oportunidades de emprego e depois começo a ver uma episódio do Heroes. O telefono toca de novo. Atendo a pensar que é a agência de chauffeurs mas do outro lá está uma voz grave que se apresenta dizendo-se da mesma empresa onde estive entrevista de manhã. Começo a temer que a notícia seja que fiquei pelo caminho.
Ele conta-me que ficaram com um problema entre mãos. Que acabaram por ter 2 bons candidados e... neste momento começo a pensar que eu fui quem lerpou... e que queriam ficar com os dois. O ritmo cardíaco acelera ainda mais. Mas que para isso terá de baixar o ordenado.
Pergunta-me então qual o meu mínimo. Desço 2K do valor que tinham colocado como mínimo na proposta. Sendo que o valor mínimo que diziam no anúncio da proposta seria o valor máximo da margem que achava que poderia ganhar com o meu perfil.
Diz-me que só pode dar um valor 3.5K abaixo do valor que estava na proposta. Começo a pensar que me estão a en#$#$bar. Que provavelmente não ha outro candidato. Que nem sequer se querem comprometer com o valor mínimo colocado na proposta. Que mesmo assim o valor oferecido não é mal. É 1.5K acima o mínimo que tinha estabelecido para mim. E acabo por dizer que assim torna-se mais dificil mas que se subirem 0.5K eu aceitava imediatamente. Ele diz que vai discutir isso com o outro candidato e que depois torna a falar comigo. Desligo a chamada a pensar que fiz bem. Que bati o pé, apesar de ter cedido mais do que eles em relação ao valor inicial. Que estava a saber negociar.
Mas o tempo começou a passar. 20, 30, 60minutos. E nada. Fico sem perceber porque não me telefonam. Até porque passa das 18h, hora em que normalmente se sai do serviço. E até referiram que queriam que começasse ja no dia seguinte.
Acabo por não agoentar a ansiedade e telefono. Pergunto se tinha percebido mal. Se afinal a resposta viria amanha em vez de minutos depois. Diz-me para esperar mais um pouco. Que continuam a negociar.
Para desviar a mente deste assunto visto-me e começo a calçar-me para ir fazer compras para o jantar. O telefona toca. E do outro lado "acabei de torcer o braço do sr das finanças e podemos oferecer esse valor". Pergunto se posso apenas começar na 2f para tratar de assuntos de embaixada e de banco (tretas). Pedem-me para começar na 6f à tarde. Para conhecer o escritório, ligar o computador, e assinar o contracto.
Aproveito o dia seguinte para ir ao The Nacional Gallery e ao Portrait Gallery. Finalmente Férias.
Amanha será o meu primeiro dia...ou melhor, tarde. Como vai ser depois das 18h? Será que acabo no pub com os meus novos colegas de Pint na mão? Hope so...
Sem comentários :
Enviar um comentário