Um dos problemas quando um europeu aterra em terras britânicas é a tomada ou socket.
O formato britânico é bastante diferente do usado em Portugal, por exemplo. Agora, como é que tenho carregado os meus equipamentos electrónicos sem um adaptador?
Com ajuda do "desenrascanço" lutiano. M. (marido de M.) não é português mas já conhece as manhas.
A tomada britânica tem 3 "buracos". Dois são os polos (negativo e positivo) e o restante a terra. O fio de terra (não confundir com o termo brasileiro) é utilizado como referência em relação aos polos. Não é mais que um fio ligado á terra ou, por vezes, um fio longo enrolado nele mesmo.
Logo esse amigo não serve para (quase) nada.
Então para que o equipamento luso penetre numa tomada britânica apenas tem de tapar os buracos que importam. Os polos.
Agora, o problema é que a tomada encontra-se protegida por um obturador (não arranjei melhor palavra) para dificultar a inserção de objectos estranhos. Protecção contra crianças portanto. Logo torna-se complicado forçar uma ficha lusa contra uma tomada britânica.
Mas como M. me mostrou. Se tiver uma extenção, apenas preciso de com um objecto pontiagudo forçar a entrada da terra e o obturador abre-se. Depois é so colocar a ficha a jeito e pimba. Poupo assim 3 a 4 Libras no adaptador. Aparentemente brilhante.
Mas como em todos os desenrascanços, não há almoços grátis. A tomada não é igual apenas por teimosia (ao contrario de guiar pelo lado errado) britânica. É porque trata-se mesmo de coisas diferentes. A corrente electrica em Portugal é:
CEE 7/16 (Europlug 2.5A/250V unearthed) e a britânica: British 13A/230-240V 50 Hz earthed and fused). Logo estamos a falar de tensões diferentes (erradamente chamadas por "voltagens") e correntes muito diferentes. E um pormenor ainda mais importante. A ficha britânica tem um fusível no sei interior. Num excesso de potência, queima o fusivel e não o equipamento. Não sei como funcionam os quadros por aqui mas não devem de ser tão sensíveis como os de Portugal para necessitarem de fusivel na ficha.
Então o desenrascanço talvés me saia caro um dia. A não ser, como espero, que a ficha da tomada de extenção tenha por si um fusivel.
Citação da wikipédia abaixo:
Type G
BS 1363 (British 13A/230-240V 50 Hz earthed and fused)
UK wiring regulations (BS 7671) require sockets in homes to have shutters over the live and neutral connections to prevent the insertion of objects other than electric plugs. These are opened by the insertion of the longer earth prong. The shutters also help prevent the use of plugs made to other standards. On plugs for Class II appliances that do not require an earth, the pin is often plastic and serves only to open the shutters and to enforce the correct orientation of live and neutral. It is generally possible to open the shutters with a screwdriver blade to insert a Type C Plug (but not the BS 4573 UK shaver) or other plug types, but this can be dangerous for such plugs will not have a fuse and will often not fit properly.
The plug has a fuse inside. The fuse is required to protect the cord, as British wiring standards allow very high-current ring main circuits to the socket. Accepted practice is to choose the smallest standard fuse (3, 5, or 13A) that will allow the appliance to function.
in Wikipédia
PS- Qualquer gralha que resulte em danos irreparáveis para o seu equipamento é da sua e inteira responsabilidade. Porque eu sou de Fracas, tenho desculpa. :-)
1 comentário :
Entao ainda nao fodeste os equipamentos com o desenrascanco? :)
Enviar um comentário