Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cycle to Work - Day 1

Depois de ano e meio a namorar aceleras (vespas, x9, mp3). De ler sobre CBTs e afins e ficar frustrado por ter uma carta de condução "antiga" que não me dá direito a conduzir 125cc. Depois de vender a ideia de que uma acelera era melhor porque é mais visível e estável...eis senão que, chegada a primavera e ao reparar no ar de felicidade dos ciclistas enquanto eu me encaminho para o ensardinhanço no tube, decido comprar uma bicicleta para o meu commute diário.

Ironicamente no dia que a encomenda chegou um colega meu foi "doored". Alguém decidiu sair de um taxi e ele deu de caras (literalmente) com a porta. Com o garfo partido e ainda a recuperar os sentidos, ainda levou com os gritos do taxista que quase que chegou a vias de facto. O taxista queixava-se também de o passageiro ter saído sem pagar (o que é estranho porque normalmente trancam as portas) e depois de descarregar a raiva sentou-se ao volante e saiu sem prestar qualquer assistência. Apesar de ter o ombro arruinado, teve sorte. Vários acidentes graves acontecem porque os passageiros abrem as portas sem olhar. Basta alguém parado numa fila abrir a porta no momento em que o ciclista o ultrapassa para se colocar na zona reservada para ciclista em frente ao semáforo (algo que é legal) para o empurrar para a faixa contraria e directamente para o outro mundo.

O meu primeiro dia não deveria de contar oficialmente como "dia". Visto ter sido apenas regressar a casa. Mas serviu para pensar "fodasse...onde é que me meti".

O caminho recomendado pelo google maps em modo de transporte bicicleta (curiosamente indisponível para lisboa) enviou-me para Leicester Square, Charing Cross, Whitehall, Westminster...provavelmente os piores lugares para um ciclista. Apesar de o transito ser respeitador do ciclista (excepto black cabs e carrinhas tipo Ford transit) os motociclistas (especialmente as aceleras) e sobretudo outros ciclistas fizeram-me borrar a cueca. Diria que o inimigo Nº1 do ciclista é outro ciclista...seguido logo pelos peões. É incrível como as pessoas são estúpidas. Como olham para o lado errado da estrada. Como atravessam a estrada enquanto falam ao telemóvel. Como ao verem o sinal vermelho passam por entre os carros e double deckers, em vez de na passadeira, sem ver se vem um ciclista ou pior...uma moto. E como alguns gostam de sair do autocarro e correr para o outro lado da estrada pela frente do mesmo...uma surpresa para quem está a ultrapassar o autocarro.

Fez-me alguma confusão ver a forma como alguns ciclista ziguezagueavam pelo transito. E especialmente os que usam as boris bikes. Não têm capacete. Não aparentam saber muito bem para onde vão mas ultrapassam e mudam de faixa sem sequer olhar.
Senti um certo orgulho ao passar por trafalgar square, whitehall e, enquanto estava parado num semáforo rodeado de bmws e autocarros, ver o big Ben. Senti que estava ali na carótida da cidade. Se houve um momento que realmente gostei foi ao descer a Cycle highway na Millbank mas passou-me logo que aqueles cromitos do ciclismo me ultrapassavam a razar. Assim tão silenciosamente como ninjas.

Foi estranho estar a passar por Chelsea em duas rodas. E começar a ver as ruas decoradas de flores e Porches. Talvez por isso distraí-me ao passar a Chelsea Bridge e virei para a rua errada. Como sempre andei debaixo de terra, não sei muito bem por onde vou. E como as ruas e casas são todas muito semelhantes demorei um pouco para perceber que estava enganado. Depois tentei ir por um atalho que era um beco sem saída. E acabar por chegar à caótica Vauxhall. Aí era um emaranhado de autocarros e pessoas na rua e eu sem saber muito bem para onde ir. Já estava bastante cansado e com uma valente dor de rabo (o banco desportivo fica bonito mas não ajuda) e parava constantemente para ver o googlemaps.


Finalmente consegui chegar a Stockwell e aí sabia que era sempre em frente. Mas era uma rua principal e isso significava carros por todo o lado e outros ciclistas que me ultrapassavam mais rápido que carros. Senti-me bastante intimidado ao ouvir o motor dos autocarros atrás de mim. E uma vozinha dentro de mim a dizer "se caíres...já foste.". E a cortina de vento quando me ultrapassam para travar numa paragem imediatamente a minha frente obrigando-me a travar com uma mão sinalizar com a outra e espreitar se não vem nenhum carro.
Nas primeiras semanas em Londres fiquei frustrado ao ser ultrapassado por mulheres completamente balofas nos tuneis do metro. Eu que julgava andar tão rápido! E tive a mesma sensação desta vez que estava em duas rodas. É verdade que é uma single speed mas ser ultrapassado por lontras deixa qualquer um desanimado.

Ao chegar a casa estava encharcado em suor e tinha as pernas a tremer de esforço. Sentia orgulho por ter conseguido e ter resistido à vontade de meter a bicicleta no comboio em Vauxhall e ir directo a casa. Mas começou a crescer dentro de mim a ideia de que o investimento na bicicleta (no cadeado e capacete que vinham no dia seguinte) estavam perdidos.

Ao chegar ao escritório no dia seguinte perguntaram-me como tinha sido. Não consegui esconder o meu desânimo e disse (meio a brincar...meio a sério) "anyone interested in a bike?". A história espalhou-se rapidamente pelo escritório e consegui ouvir um ecoar de "he's quitting already!?" e em menos de nada tinha parte das equipas no nosso quadrado a perguntar pormenores entre gargalhadas...
O meu colega polaco distanciava-se da maioria. Um tipo que vai sempre de bicicleta quer faça sol, chuva, granizo, neve, gelo...temperaturas negativas...nada é desculpa. E tentou-me convencer a não desistir. Que a primeira vez é sempre assustadora mas que em menos de nada ia começar a sentir prazer. Que tinha de insistir.

Tinha de arranjar um motivo para "insistir" uns dias. E a forma que arranjei foi de apostar com o um colega ingles que ia todos os dias de bicicleta durante duas semanas. 10£ para andar cerca de 25km dia. 250km no total...que ficariam a 0.04£/Km. Provavelmente o ciclista mais mal pago do mundo. Apertámos a mão e saí coxeando até à cozinha para tomar um café inspirador.


8 comentários :

Pedro disse...

Ja pensei fazer isso, tantas vezes mas este tipo de noticas http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-23312059 Deixa-me um pouco aprensivo.
Sempre era bom evitar a northern line por uns tempos :) Mas acho que era incapaz de fazer isto no inverno no escuro e no gelo da estrada.

Ja agora qual e a tua opiniao sobre a single speed Mango que compraste?

London Calling disse...

Olá Pedro.
Tenho tido preguiça de escrever e entretanto passou tanto tempo da primeira morte da boris bike que ontem soube dessa noticia em primeira mão. Estava a passar na zona e vi a tenda da policia...e isso deixou-me nervoso e, por isso, acabei por ir bastante atencioso para casa.
Mas se formos frios. Morreram 5 ciclistas em londres desde o ínicio do ano. Quantos motociclistas? Quantos peões? Acredito que muitos mais.

ainda vou escrever como tem sido a minha exp nestes meses. mas passei de ter mt medo para sentir que isto é bastante seguro se não arriscares. Por exemplo o caso de ontem...ou o pesado passou por cima dele estando o ciclista a frente (que n acredito) ou o ciclista estava a passar de lado e o condutor (como muitos deste tipo de veiculos) acelerou e tentou ziguezaguear pelo transito para passar o semaforo (que corta mt rapido) e foi parar a faixa onde estava o ciclista. Se esse for o caso...regra geral: n interessa se estas na tua faixa. se tens um pesado ou estas visivel a frente ou deixas-te ficar atrás. e nunca...mas mesmo nunca ultrapasses um veiculo destes, ou carrinha, pela esquerda. Porque eles assumem que n esta la ninguem e viram...muitas das mortes sao assim.
acho que andar de bike com estas temperaturas é a melhor opção (caso tenhas condições para tomar duche no bules). nos ultimos anos na mesma northen line...n só não arranjo lugar em todo o percurso como vou ensardinhado...com este calor n ha quem aguente. e tb ha mesmo muitos ciclistas na rua. de forma que te tornas mais visivel ao transito.

a historia da mango tb é outro post que esta para vir.
tinha lido reviews das bikes da mesma gama de preços e parecia a melhor. fiquei com pena da grande falta de cores (devido a grande procura) e acabei por escolher a menos má...estou contente mas n sinto que são 300£ de bike. tem tudo funcado bem mas passada uma semana comecei a ter uns barulhos quando pelado...tipo a ouvir as esferas...tanto que serve para outros ouvirem que estou a chegar. como é uma bike "barata" dizem-me q n podia esperar mais. acho que podia devolver mas sendo isto uma loja online n tinha pachorra pra ficar a espera. tirando isso estou satisfeito. parece leve e rapida. mas sabendo o que sei hoje. acho que daria mais 100 ou 150£ para ter uma "a serio".
Mas também na altura eu queria uma bike para poucas semanas...agora ja começo a pensar que vou pedalar no outono. a primavera teve alguma chuva e tendo um corta vento aquilo é como nada...o problema sera o gelo...a ver vamos.

acho que single speed é uma boa opçao para cidade. mas custa-me por vezes querer ir mais devagar a subir e n poder. ou acelero...ou paro. ou querer ir a brigton ou assim e n poder.

não sei se vou fazer no inverno. mas agora que ando por onde quero (vario o caminho com frequencia) com a velocidade que quero e com espaço vital... custa-me entrar novamente naquele forno e estar a destilar como uma sardinha pagando 136£ por mes.

mas se calhar melhor que isso tudo é que sinto-me com muito mais energia. Os meus colegas notaram uma grande dif. que estou muito mais energico e falador pela manha (normalmente estava sp meio a dormir)...

peixuni disse...

boa bicla..tb me estou a estrear pelas ruas de londres de bike..comprei uma de estrada a semana passada e ja nao me lembro da ultima vez k usei o oyster :)
agora no inverno..

Tuga em Londres disse...

Eu também comecei recentemente a ir de bicicleta para o trabalho (está no plano escrever sobre isso) mas estou a adorar. A vantagem é que a distãncia é mais curta o que torna tudo mais fácil, mas acho que o facto de eu ter começado a andar de bicicleta devagar (so aos fins de semana e na zona onde moro) fez-me habituar à bicicleta e ao transito e por isso nao foi um assusto quando me meti pelo meio da cidade para ir para o trabalho. Tenta fazer o mesmo e tenta habituar-te à bicicleta primeiro.

London Calling disse...

Olá tuga.
O meu stress n era tanto habituar-me a bike mas controlar a ansiedade quando os carros (principalmente carrinhas ou camiões) passam por mim, ultrapassar (ficando entre o double decker e os carros que me ultrapassam tb) e atravessar o transito pelo meio nos semaforos...com o tempo isso passou e agora começo é a abusar um pouco da sorte.
mesmo assim n sei se vou continuar no outono...frio, chuva e saudades de ler o jornal no metro.

Tuga em Londres disse...

Quando disse habituar-me à bicicleta e ao transito tb me estava a referir a isso mesmo que mencionaste no comentário. Isso é que demora um pouco de tempo e foi mais fácil aos poucos e poucos durante fins de semana etc. Mas tal como tu também ainda estou na dúvida quanto ao inverno. Logo se verá dependendo do frio e chuva. Se forem muito maus lá voltarei aos transportes.

Tuga em Londres disse...

Fiz-te um pequeno challenge no meu último post. A ver se ambos conseguimos continuar a andar de bicicleta durante o inverno ;-)

London Calling disse...

hum...podemos começar na próxima semana? (cof cof)...
é que tive um furo (o terceiro) a semana passada e so hj é que chegou o pneu (pq os da mango são uma nódoa)...e ta frio e tal...

O dia do furo custou muito, foi aquele primeiro dia em que a temp desceu uns 12 graus...e apanhei uma constipação...estou um menino.

Em princípio volto para a próxima semana...mas já estive a tentar vender a bike aos colegas...sem sucesso.

Popular posts

Followers :

Tags

Closed Stations

Tag Cloud

Music Portugal Gigs Tube City Life Cultures Banksy Street Art TV Elections Festival Holborn Sainsburys Workplace flat hunting Brexit Football Lisboa bicycle Eleições GDIF Snow Sport arquitectura BBC Britain Canary Wharf Charities Comedy Deolinda Emigration Greenwich Humour Photography commute wage Ahhhh Saudadeeeee Arte Beer Benfica Camden Town Chelsea Chinatown ClaphamJunction Emigrante English English People Euro Flu Graffiti Halloween Islington Movies NHS Old Street Olympic Games Oxford Street Rough Trade Royal Family Seinfeld Tax Tooting Trafalgar Square Urban Voo Weather theater Accent Anniversary Argentina Art Bank Bank Holiday Boat Race Brasil British Museum Buenos Aires Cambridge Christmas Lights Christmas Tree City Docs Drinks EasyJet Economics Entrevista Euro 2012 Europe Holiday Ice Impostos Iran Ireland Jornalismo Language Livros London Marathon Lost in translation MEC Marathon Meditation Metronomy National Insurance Number National Portrait Gallery Nevão New Oxford Street Notting Hill Oxford Circus Piccadilly Circus Pub Referendum Riot Roller skate Royal Weeding Santa Scotish Scotland Sintra South Bank TimeLapse Union Chapel Vencimento Volcano World Cup coffee cycle economy lux nurse AI Alain de Botton America Anarchy Ano Novo Chinês António Damásio Apple Arcade Fire Argos August Balham Barbecue Beach Beckett Bed and Breakfast Benefits Big Ben Big Train Blasted Mechanism Blitz Blur Boeing 747 Bomba Boobs Booze Boris Johnson Brighton Bristol Britcom Brixton Bus Business CCTV CSS CV Cannon St Caribou Cell Cerebro Champions League Charles Dickens Cheias Chevrolet Cicio Cities City Airport Cloud Clubs Colégio Militar Comic Relief Consulado Covent Garden Cowards Cricklewood Croydon David Bowie Deflation Dia de todos os Santos Dublin East London Edward Hopper Eficiencia Einstein Euro 2016 Eyjafjallajokull Facebook Fado Figo Filand Flatiron Flight Friends Gherkin God Goodbye Gray's Inn Guincho Harrods Helpfull History Homeless House MD Hugh Laurie IPad Iceland Income Tax Interpol Iphone Jamie Oliver Jeremy Clarkson Jessie J Jobs Jogging Jonathan Ross José Saramago KOKO Katie B Kings Cross Laughter Lewisham Leyton Lianne Las Havas Litle Britain London 2012 London Bridge London Dungeon London Eye London Film Festival London Sealife Love Lupini MOD MS Madame Tussauds Madeira Maria Rita Marylebone Massive Attack May Mayor Mercearia Michael C Hall Microsoft Momento alto Money Monty Python Moonspell Movember Moçambique Mumbai NIN NYC National Insurance Nero Nuclear O2Arena OK Go Organ Oxford Oyster Pancake Paquistan Paralympic Games Peckham Pink Floyd Pistorius Play-Doh Poetry Pompeia Pontos da Semana Poppy Porto Primitive Reason Putney RATM Randy Pausch Recital Rejection Letter Religion Remembrance Day Renting Return Robert Capa Rota do Chá Royal Guard Run Rush Hour Rússia Save Miguel Saúde Science Shard Sikh Simpsons Sky Slang Sleet Space SpaceInvaders Sport Relief Square Mile St Patrick's Day St Paul's Cathedral Staind Stamford Bridge Storm Stratford Street Poet Strike Subsídios Summer Sun SuperBock Surf Swearing TFL TV Licence TV ads Tank Man Tea Telemovel Tesco Thames The Portuguese Conspiracy The Scoop The Smiths Tiananmen Tories Tower Bridge Tremoço Twitter UK VAT Vertigo Volvo WakeUpLondon Walkabout Waterloo Wembley Wimbledon Winter climbing code dEUS didgeridoo discotexas flat mate geek living cost march moulinex news pastel de nata plugs and sockets protest skyscraper west end