Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better. Samuel Beckett

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Enfermagem no Reino Unido

Recebi um comentário de um enfermeiro Anónimo que esta a planear vir para o UK com a sua mulher e filho. É um comentário bastante esclarecedor e que pode servir de ponto de discussão e refleccao para muitos. Também importa ter em conta que este caso é de um casal que tem experiência profissional de 8 anos.

... sei de colegas que saem de Portugal (com a tal ilusão da conversão em euros do salário - que muitas vezes exibem cheios de orgulho) e depois se desiludem por tomarem em consideração o custo de vida. De todo o modo, e também baseado nas experiências melhor sucedidas de alguns amigos, direi que o dinheiro é apenas uma das variáveis a considerar. Ou seja, a decisão não deverá ter só em conta o factor financeiro.

Alguns pontos a considerar:

- o horário de trabalho normal é 37,5h
- os turnos de 12h (solução ainda não adoptada por cá, pelo menos massivamente) permitem-te um equilíbrio com a vida pessoal muito melhor - trabalharás em média apenas 3 dias por semana. Um amigo relatava-me que neste mês terá 15 dias de folgas.
- o investimento na formação profissional não só é instigado, como te ajudam na sua prossecução (nomeadamente financiando os cursos e dispensando-te de horas de trabalho).
- Além de haver uma carreira organizada com progressões definidas, a formação de que falava em cima PODE ser frutuosa. Este é um ponto muito importante para mim - considerando que já estou a terminar o terceiro curso superior (lic. em enfermagem e pós-grad e mestrado em gestão em saúde).
- O trabalho dos enfermeiros, pelas experiências que me têm relatado, encontra-se muito melhor definido e, nesse sentido, protegido. Por cá, trabalhamos continuadamente em zonas cinzentas.
- Há benefícios associados ao facto de seres trabalhador do NHS e a reputação dos enfermeiros, pelas polls que tenho lido, encontra-se de boa saúde(ver, como exemplo, aqui: http://www.angusreidglobal.com/wp-content/uploads/2012/09/2012.10.02_Professions.pdf)

Finaceiramente:
No nosso caso (somos um casal + um jovenzinho), temos visto propostas que rondam no mínimo os 34K (já com 20% de suplemento pelo facto dos hospitais serem na inner London), ou seja 68K para os 2. Juntando uns rendimentos que temos cá e transportaríamos para aí, estaríamos a falar de valores perto dos 75K. Sei perfeitamente que o salário é banal considerando a média nacional e de Londres. De referir que as ofertas assumem o topo da band 5 (o início está destinado a enfermeiros com formação superior recém-formados, presumo) - ou seja, és posicionado de acordo com a tua experiência (ou deverias!). Outra vantagem é que ficas "à boca" da band 6 que é para onde os enfermeiros com formação clínica adicional (feita no UK) são colocados, mediante concurso ou procedimentos mais nebulosos. Não me parece lógico - a não ser em situações anormais no país de origem - um enfermeiro com alguma experiência (>5 anos) aceitar um ordenado de 21K ou até menos, sobretudo para lares, como tenho visto. Para isso, deixe-se estar quieto em Portugal.

Outra grande diferença encontra-se no pagamento das unsocial hours. Enquanto que cá em Portugal, o pagamento dos suplementos de trabalho nocturno, fins-de-semana e feriados é totalmente residual e insignificante, no NHS as gratificações continuam a ser minimamente justas. Ou seja, ainda temos que juntar ao salário os dividendos daqui obtidos.

Outra diferença é que vai continuando a existir necessidade de horas de enfermagem colmatadas através dos chamados bank shifts, que mais não são que turnos extraordinários pagos em double time, salvo erro.

Pelas muitas contas que tenho feito (tendo por base também os valores de amigos que residem em Putney e Brompton) e considerando que a grande fatia de despesa será o arrendamento de casa (considerando o miúdo numa escola pública - que gozam de uma boa reputação), no meu caso pessoal, juntando as vantagens não-directamente-financeiras ao salário, a solução emigrar não se assemelha uma parvoíce desesperada.
Ou seja, o que me move não é a necessidade asfixiante de emprego e/ou dinheiro. Nem tudo será um mar de rosas, mas a estagnação profissional em Portugal dá cabo de mim.


Mas quero sublinhar esta parte:
Não me parece lógico - a não ser em situações anormais no país de origem - um enfermeiro com alguma experiência (>5 anos) aceitar um ordenado de 21K ou até menos, sobretudo para lares, como tenho visto. Para isso, deixe-se estar quieto em Portugal.
Nem todos os contractos no UK são iguais. Não se deixem deslumbrar pelos casos de relativo sucesso...pensem no conjunto dos casos. Meçam o risco. Tenham um plano B (ou mesmo C) e não pensem apenas naquilo que podem ganhar mas aquilo que, garantidamente, vão perder.

4 comentários :

Onisa disse...

Desculpe intrometer-me e apesar de concordar quase na totalidade com o que aqui está relatado, quando se fala de educação o cenário já nao é bem assim. Eu não sei a idade da criança, mas é de ter em conta que as crianças em Londres pagam valores entre as £1000-£1300 por um lugar fulltime numa creche (3 meses aos 4 anos). Este é um valor acima das médias europeias que muitas vezes deixa famílias em situações complicadas. Outro ponto são as escolas públicas e o acesso a elas. As crianças com 5 anos entram no primeiro ano da escola pública, que, não tendo nenhum ou quase nenhum custo associado, tem graves problemas de qualidade docente, logística e ate mesmo curricular (do meu ponto de vista profissional uma vez que faço parte do universo docente londrino). Não existem vagas para todas as crianças (este ano um total de 25 mil crianças não tiveram vaga numa escola em Londres), não ha professores suficientes e de qualidade, as escolas são sobrecarregadas para fazer face aos números e as crianças são despejadas em contentores provisórios durante anos.

Para mim, o mais grave, é currículo nacional e as expectativas criadas em relação aquilo que as crianças têm que aprender. Noutros casos e escolas (academias) o currículo é livre e é a escola que decide o que ensinar (o que também não me parece a melhor opção - ver trojan horse academies para perceber melhor)

No entanto, nem tudo é mau. Têm bastantes recursos, os miúdos fazem imensas visitas de estudo, ha parcerias com universidades e outros institutos nacionais, as escolas são fiscalizadas constantemente para controlar qualidade.

Bem sei que a vida é Londres pode ser bastante aliciante, mas, para quem tem filhos estes são factos que me parecem de considerar.

Abraço

London Calling disse...

Obrigado pelo teu comentario Onisa.
Sim os custos com crianças são absurdos...
Um colega meu viu berçarios fora de Londres a 1400£!
O resultado é ficar um em casa ou arranjar um acordo com a empresa para fazer parttime e/ou trabalhar apartir de casa alguns dias. Neste sentido acho q as empresas sao muito receptivas....se fores um activo. Para outros casos cheguei a ver acordarem rescisao de contracto.

O que n percebo (ou se calhar sim) é se custa assim tanto...porque é que temos um baby boom? Mas depois de conhecer maes solteiras ou casais desempregados percebi que isto só doi...para quem trabalha.

Joana disse...

Boa noite,
Conhece casos de enfermeiros que regressaram a Portugal após a experiência que tiveram no UK? Eu estou no UK a trabalhar há 3 meses e sinto me completamente desiludida. Estou a trabalhar num hospital na região sul de Inglaterra e a burocracia referente a organização do serviço é tremenda. Para além da falta de autonomia e se por um lado nos dão oportunidades de formação, por outro, pecam porque para puncionar, algaliar, entre outras técnicas, temos de fazer obrigatoriamente os cursos do hospital, ou caso contrário, não podemos executa las. Enfim, estou demasiado desmotivada... e precisava de umas luzes para dar a volta por cima.

Obrigada

London Calling disse...

Ola Joana. Lamento o que estas a passar. Pelo que tenho lido sinto que um curso de enfermagem ca é bem mais simples que em Portugal. E os enfermeiros sao mais visto como auxiliares de saude do que o que vemos em Portugal (se calhar é por isso que precisam de tanta formacao no hospital). Mas isto é uma opiniao pessoal.
Conheci um caso de quem regressou passados 3 meses mais por saudades do que pelos motivos que falas. O estranho desse caso foi que passou um ano a perguntar a quem ca estava se achavam que ele devia de deixar um lugar efectivo em Portugal bem pago para vir para ca e depois de ouvir varios "olha que isto n é o que ves na tv" decidiu vir na mesma. Mas ele nao me parecia desiludido em termos de trabalho. fechou-se em casa e deixou o clima ingles tomar conta de si.
Outros casos apesar de "satisfeitos" perdem muito poder de compra comparado com o ordenado/custo de vida que tinham em pt.

O facto de estares desmotivada e de estares ca ha 3 meses pode muito bem ter a ver com a altura do ano.
De novembro a fev é a altura mais deprimente para se estar no uk. quando as 3 da tarde ja parece estar de noite. Quando saimos de casa de noite para ir trabalhar e regressamos de noite. Parece que nao vivemos. E se estiveres longe de familia e amigos ainda pior.
por isso sera que nao estar a ficar-te muito nos pormenores que me falaste por causa do "tempo"?
Acho que passados os primeiros 6 meses a vida torna-se muito mais facil. comecas a conhecer gente e a tirar proveito das varias coisas que consegues disfrutar ca e nao em pt.


Sera que isto é um "problema" do teu hospital ou de todo o NHS? sera que podes aventurar-te no mundo das clinicas privadas?
E mesmo supondo que o que dizes acontece em todo o lado. que coisas positivas encontras no mercado de trabalho ca que nao encontravas em pt ? (por ex...umas dezenas de enfermeiras que te passam a frente porque sao amigas da filha da enfermeira chefe do hospital. caso veridico).
porque nao fazes 2 tabelas com 2 colunas.
coisas boas em pt vs coisas boas no uk.
coisas mas em pt vs coisas mas no uk.
depois tenta dar uma prioridade. Por ex. o ordenado é mais importante do que uma carreira estruturada? A "cunha" tem mais peso que a burocracia inglesa?

depois olha para as 2 tabelas e ve quem ganha.

uma forma de sobreviver a este inverno (e a muitas dificuldades na vida) é ter uma "cenoura".
coloca uma "cenoura" a tua frente.
Ja foste a Praga ou viena? Ou ate mesmo "ca dentro": Bath ou Edimburgo.
Gostas de Bradley Cooper ou Kevin Spacey? Sabias que eles vao actuar durante umas semanas na primavera nos teatros de Londres?
Os bilhetes nao sao baratos (umas 60, 70£) mas o valor de teres algo que anseias ver é muito superior.
Ter pequenos objectivos para a primavera faz com que nao fiquemos tao deprimidos com os -2 que estao, agora, la fora.

Tenta falar com outros enfermeiros com a mesma experiencia. As vezes saber que nao somos os unicos a passar pelo menos ajuda a desvalorizar a nossa propria ansiedade.

Lembra-te a parte mais dificil, da encontrar emprego casa mudancas e tal, ja passou. Agora é tentar desfrutar.
Boa Sorte

Popular posts

Followers :

Tags

Closed Stations

Tag Cloud

Music Portugal Gigs Tube City Life Cultures Banksy Street Art TV Elections Festival Holborn Sainsburys Workplace flat hunting Brexit Football Lisboa bicycle Eleições GDIF Snow Sport arquitectura BBC Britain Canary Wharf Charities Comedy Deolinda Emigration Greenwich Humour Photography commute wage Ahhhh Saudadeeeee Arte Beer Benfica Camden Town Chelsea Chinatown ClaphamJunction Emigrante English English People Euro Flu Graffiti Halloween Islington Movies NHS Old Street Olympic Games Oxford Street Rough Trade Royal Family Seinfeld Tax Tooting Trafalgar Square Urban Voo Weather theater Accent Anniversary Argentina Art Bank Bank Holiday Boat Race Brasil British Museum Buenos Aires Cambridge Christmas Lights Christmas Tree City Docs Drinks EasyJet Economics Entrevista Euro 2012 Europe Holiday Ice Impostos Iran Ireland Jornalismo Language Livros London Marathon Lost in translation MEC Marathon Meditation Metronomy National Insurance Number National Portrait Gallery Nevão New Oxford Street Notting Hill Oxford Circus Piccadilly Circus Pub Referendum Riot Roller skate Royal Weeding Santa Scotish Scotland Sintra South Bank TimeLapse Union Chapel Vencimento Volcano World Cup coffee cycle economy lux nurse AI Alain de Botton America Anarchy Ano Novo Chinês António Damásio Apple Arcade Fire Argos August Balham Barbecue Beach Beckett Bed and Breakfast Benefits Big Ben Big Train Blasted Mechanism Blitz Blur Boeing 747 Bomba Boobs Booze Boris Johnson Brighton Bristol Britcom Brixton Bus Business CCTV CSS CV Cannon St Caribou Cell Cerebro Champions League Charles Dickens Cheias Chevrolet Cicio Cities City Airport Cloud Clubs Colégio Militar Comic Relief Consulado Covent Garden Cowards Cricklewood Croydon David Bowie Deflation Dia de todos os Santos Dublin East London Edward Hopper Eficiencia Einstein Euro 2016 Eyjafjallajokull Facebook Fado Figo Filand Flatiron Flight Friends Gherkin God Goodbye Gray's Inn Guincho Harrods Helpfull History Homeless House MD Hugh Laurie IPad Iceland Income Tax Interpol Iphone Jamie Oliver Jeremy Clarkson Jessie J Jobs Jogging Jonathan Ross José Saramago KOKO Katie B Kings Cross Laughter Lewisham Leyton Lianne Las Havas Litle Britain London 2012 London Bridge London Dungeon London Eye London Film Festival London Sealife Love Lupini MOD MS Madame Tussauds Madeira Maria Rita Marylebone Massive Attack May Mayor Mercearia Michael C Hall Microsoft Momento alto Money Monty Python Moonspell Movember Moçambique Mumbai NIN NYC National Insurance Nero Nuclear O2Arena OK Go Organ Oxford Oyster Pancake Paquistan Paralympic Games Peckham Pink Floyd Pistorius Play-Doh Poetry Pompeia Pontos da Semana Poppy Porto Primitive Reason Putney RATM Randy Pausch Recital Rejection Letter Religion Remembrance Day Renting Return Robert Capa Rota do Chá Royal Guard Run Rush Hour Rússia Save Miguel Saúde Science Shard Sikh Simpsons Sky Slang Sleet Space SpaceInvaders Sport Relief Square Mile St Patrick's Day St Paul's Cathedral Staind Stamford Bridge Storm Stratford Street Poet Strike Subsídios Summer Sun SuperBock Surf Swearing TFL TV Licence TV ads Tank Man Tea Telemovel Tesco Thames The Portuguese Conspiracy The Scoop The Smiths Tiananmen Tories Tower Bridge Tremoço Twitter UK VAT Vertigo Volvo WakeUpLondon Walkabout Waterloo Wembley Wimbledon Winter climbing code dEUS didgeridoo discotexas flat mate geek living cost march moulinex news pastel de nata plugs and sockets protest skyscraper west end